Ao cair do sol de sábado, dia 20.01, a partir das 17h, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, com palco e plateia com cadeiras gratuitas, acontece o segundo Concerto de Verão ao Ar Livre do Popelô, o Pólo de Orquestra do Pelourinho Dia e Noite, desta vez com a Orquestra de Câmara de Salvador. Neste Concerto – que é a primeira apresentação da OCSal em 2018 – começam as celebrações dos 10 anos da orquestra, com uma maravilhosa novidade: a estreia do Quinteto de Metais da OCSal, formado pelos músicos Davi Eugênio (trompa), Gilmar Chaves (trombone), Ricardo Sena (tuba), Rógerys Machado (2° trompete) e Rudney Machado (1° trompete).
Seguindo a mesma linha estética da OCSal, o Quinteto de Metais também interpretará clássicos da música erudita e popular, como “A Primavera” (Vivaldi) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso). Para abrilhantar o Concerto de Verão com a Orquestra de Câmara de Salvador, a cantora e compositora Manuella Rodrigues fará uma participação mais que especial, cantando músicas de Caymmi e Gerônimo.
Fundada pelo Maestro e Prof. Dr. Angelo Rafael Fonseca, desde a sua origem (2008), a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) tem trabalhado com afinco no desenvolvimento da música de câmara, interpretando obras eruditas e populares do repertório nacional e internacional, mantendo seu compromisso com a busca do apuro técnico, aprimoramento artístico e fomento da diversidade musical.
PRÓXIMOS CONCERTOS - Os próximos dois concertos serão dias 27.01 ( Sanbone Pagode Orquestra, com o maestro Hugo Sanbone ) e 04.02 com as orquestras do Popelô tocando “música de verão” e recebendo convidados especiais. “O Pelourinho Dia e Noite, ao promover os Concertos de Verão ao Ar Livre, além de propiciar ao público um espet& aacute;culo de qualidade, contribui para o fomento da diversidade artística que é característica tão forte de nossa cultura”, diz Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico e idealizadora do Pelourinho Dia e Noite. No último sábado, dia 13.01, a Orquestra são Salvador, com Fred Dantas, recebeu Juliana Ribeiro. A apresentação foi um sucesso, com plateia lotada.
POPELÔ – Ensaios às segundas, quartas e sábados em igrejas do Centro Histórico e os Concertos de Verão ao Ar Livre, aos sábados, no Largo do Cruzeiro do São Francisco marcam esta temporada do Popelô . Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, o Popelô promove ensaios abertos às segundas, às 17h, na Igreja do Boqueirão, com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone, às quartas, às 17 h, na Igreja da Misericórdia, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas e aos sábados, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Todos abertos ao público e gratuitos. Aos sábados ( 13, 20 e 27.01 e 04.02), às 17h, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, acontecem os Concertos de Verão ao Ar Livre, igualmente gratuitos.
PELOURINHO DIA E NOITE - O Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia e integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico, foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult. . Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.
PROGRAMA
Orquestra de Câmara de Salvador
· Concerto em Sol Maior, Alla Rustica (W. A. Vivaldi)
- Presto / Adagio / Allegro
· Divertimento N° 1, em Ré Maior (W. A. Mozart)
- Allegro / Andante / Presto
Quinteto de Metais da OCSal
· Marcha Turca (W. A. Mozart)
· Arioso (J. S. Bach)
· Primavera (A. Vivaldi)
· Inverno (A. Vivaldi)
· Carinhoso (Pixinguinha)
· Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Orquestra de Câmara de Salvador
· Aria da Suíte N° 3, em Ré Maior (J. S. Bach)*
· Assum Preto (Luís Gonzaga, arr. Angelo Rafael)*
· Quem vem pra Beira do Mar (Dorival Caymmi, arr. Ataualba Meirelles)**
· É D’Oxum (Gerônimo, arr. Ataualba Meirelles)**
· Mourão (Guerra Peixe)
FICHA TÉCNICA:
Diretor Artístico e Maestro Titular: Angelo Rafael Fonseca
Maestro Assistente: Jean Prado*
Produtora: Clarissa Torres
Assistente de produção: Cosmelito Bob
ORQUESTRA DE CÂMARA DE SALVADOR - OCSal
Violino I – Filipe Vital (spalla), Carla Castro, Davi Guima, Júnio Santana.
Violino II – Beatriz Dias, Fred Martins Filho, Laila Rosa, Paulo André Mettig e Thales Maltez.
Viola – Davi Cerqueira, Tito Teófilo de Souza e Thomas Kraack.
Violoncelo – Davi Matos, Eugênio Bionde e Nilton Cerqueira.
Contrabaixo – Alexandre Vieira.
Percussão – Aquim Sacramento, Érica Sacramento e Poliana Coelho.
QUINTETO DE METAIS DA OCSal
1° Trompete: Rudney Machado
2° Trompete: Rógerys Machado
Trompa: Davi Eugênio
Trombone: Gilmar Chaves
Tuba: Ricardo Sena