Shows

Baile Experimento apresenta: Coro de Rua no Centro Histórico

Dia 26 de novembro
Da Redacion , Salvador | 25/11/2017 às 10:47
Coro de Rua
Foto: FGM

Acontece em Salvador, nos dias 26/11 e 10/12, a ocupação sonora Baile Experimento apresenta: Coro de Rua. O projeto conecta a cidade com a cultura dos sistemas de som jamaicanos e levará para as escadarias da Barroquinha, antiga rua do Couro, a cantora e compositora baiana Lívia Nery, com a amplificação dos parceiros do Ministereo Público Sistema de Som equipados com o seu paredão Sound System. Cada edição ainda conta com convidados locais e nacionais.

Com início sempre marcado para as 15h e aberto ao público, a primeira edição (26/11) contará com as participações da cantora soteropolitana DanziLoveJah e a pernambucana Karina Buhr. Já no dia 10/12, os convidados são os representantes do rap local Vandal e Áurea Semiséria, e o carioca BNegão.


Além das atrações musicais, o projeto também inclui feira de vinil, espaço de alimentação e artesanato, além do pôr do Sol e a energia que o centro traz ao público.  Coro de Rua é uma ocupação urbana que pretende reforçar o centro da cidade como um lugar vivo, e busca amplificar esta vitalidade e suas vozes através da arte de rua e da música.

A proposta é homenagear a tradição do espaço - a eterna Rua do Couro  -  que ainda permanece no imaginário Soteropolitano, além  dos sujeitos e identidades plurais que nele transitam, vivem, e o constroem cotidianamente. Idealizado pela Noarr Cultura e Conteúdo em parceria com a Giro Planejamento Cultural o Coro de Rua conta com a  realização da prefeitura de Salvador através do Edital Arte Todo Dia Ano III, da Fundação Gregório de Mattos.

 

Um coro de vozes unindo Jamaica e Salvador


A cantora baiana Livia Nery é anfitriã das duas edições. Soteropolitana, ela realiza um laboratório de experimentação musical, onde cruza música urbana com soul e cancioneiro popular do Brasil, tendo a música jamaicana também como inspiração. Livia estará à frente do microfone cantando e recebendo participações especiais.

Na primeira edição (26.11) participam as cantoras Karina Buhr e  DanziLoveJah, A baiana Danzi se inspira nos ensinamentos de Rastafari e aponta nas suas composições para a necessidade de uma consciência social, política e espiritual libertária. Karina Buhr promete uma performance unindo os tambores ao sound system, a partir de  sua pesquisa com maracatu e ritmos populares do Nordeste. A pernambucana é um dos nomes mais atuantes da cena contemporânea brasileira e seu último trabalho lançado foi o disco Selvática, em 2016,

No dia 10/12, os convidados são ligados ao hip-hop: a artista soteropolitana Áurea Semiséria, representante original de Cajazeiras, apresenta suas rimas contundentes empoderando mulheres e sua comunidade; Vandal, nome forte da nova música baiana com sua música que fisga pela entrega em suas performances. O Mc utiliza amplas vertentes da bass music mundial como o drill e o grime, tudo isso mesclado a estilos regionais. Destaque para sua mixtape TIPOLAZVEGAZH lançada em 2015. A participação nacional fica por conta de BNegão, considerado um dos principais e mais criativos rappers do Brasil. O MC do Planet Hemp segue carreira solo desde 2003, e TransmutAção, seu terceiro disco, passeia pelo dub, percussão de terreiro, funk, rap, surf rock, samba-jazz, gafieira e ciranda.  

 

Sound Systems

Os Sistemas de som são a base Sonora do Coro de Rua, inspirado na tradição de rua vinda da Jamaica. Neste país, berço do reggae - que é também muito popular na nossa capital - donos de lojas de disco e deejays colocavam seus sistemas de som na rua como forma de divulgar a música produzida localmente e para o divertimento de quem não podia frequentar festas em clubes, nos anos 50.

 

Este costume acabou gerando uma cultura mundial, onde pessoas se aglomeram em frente ao sistema de som para sentir a pulsação dos ritmos jamaicanos e se divertir.  Semelhanças aproximam esta tradição da Bahia, que possui seus próprios sound systems em forma de trio elétrico, carros de som e carrinhos de café.


O Ministéreo Público Sistema de Som foi a primeira equipe de Sound System de Salvador, especializada em reggae, dub, ragga, dancehall e jungle. O coletivo vem ocupando as ruas, praças, bairros e casas noturnas das cidades baianas desde 2005, com o intuito de popularizar e fortalecer a Cultura de Sistema de Som. O time comandará as pick-ups e levará seu paredão de som para as duas edições do projeto.


Serviço:

O quê: Coro de Rua – ocupação sonora do centro da cidade

Quando: Dias 26/11 e 10/12, a partir das 15h

Onde: Rua do Couro, Escadaria da Barroquinha, Salvador.

Quanto: Evento aberto ao público

 

Atrações:

26/11 – Livia Nery (BA), DanziLoveJah (BA), Karina Buhr (PE)

10/12 – Livia Nery (BA), Aurea Semiséria (BA), Vandal (BA), BNegão (RJ)