30 novembro, Espaço da Barroquinha
Clube Press , da redação em Salvador |
24/11/2017 às 14:53
Paulo & Bira
Foto:
Um projeto intimista. Quem comparecer ao lançamento do álbum “Sertão dos Anjos” será apresentado a um conjunto de canções que versam sobre temas contemporâneos, a exemplo da relação das pessoas via redes sociais, o caos político do país e a migração no mundo. É o que afirmam os autores de Sertão dos Anjos, o maestro Ubiratan Marques e seu parceiro Paulo Alcoforado. O lançamento será no dia 30 de novembro, às 19h30, no Espaço Cultural da Barroquinha.
“Sertão dos Anjos” associa letras densas a uma música que transita entre os universos modal e tonal, afirmando a potência estética e afetiva da canção ao longo de 50 minutos de apresentação de composições inéditas. Parceiros de longa data, o maestro e Paulo sobem ao palco com o baixista Alexandre Vieira e o percussionista Reinaldo Boaventura, e contam com as participações das cantoras Aiace Félix, Nadja Meireles e Itana Rosa, e dos instrumentistas Márcio Pereira (violão e guitarra) e Eugênio Cerqueira (sanfona).
O show se estrutura em três blocos, o político, o intimista e o nordeste. A canção “Brasa” aborda o atual caos político do país como "atmosfera de pura crise de representação e desamor pela ideia de país. E não apenas pelo país”. “Sertão dos Anjos”, por sua vez, explora a hipótese de uma nova sensibilidade a partir das relações via redes sociais: "Eu os olhava e via que me olhavam das janelas, mas não conseguia um entreolhar". Já “Assombração” apresenta o problema da terra e o fenômeno da migração.
O repertório traz como um achado a parceria entre Johnny Alf e Paulo Alcoforado, em “Deslumbre”, canção em que a vida é representada como mulher que é conduzida em uma dança por um homem velho e experiente: “Decorei seus passos para não mais a perder/Meu piano sabe que eu a vi dançar/Ele tem minhas impressões”.
Sobre os artistas
Ubiratan Marques – Maestro da Orquestra Afrosinfônica, do grupo Terrêro de Jesus, da camerata Àse Ensemble e da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira. Sertão dos Anjos é uma oportunidade para conhecer um trabalho inédito e direcionado a canções. Esse ano o Maestro foi agraciado duas vezes pelo Prêmio Caymmi/2017, por melhor Arranjo e melhor Direção Musical, tendo sido ele também o responsável pelo arranjo das canções “Geleia Geral”, de Gilberto Gil e Torquato Neto, e “Bat Macumba”, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, apresentadas na cerimônia de premiação como homenagem ao movimento Tropicália.
Paulo Alcoforado – O Maestro diz sobre o parceiro: “Eu escrevia algumas peças que eu ouvia como canção e guardava, porque sempre tive muita dificuldade de encontrar parceiros que entendessem minhas melodias, e também não fazia sentido colocar na forma instrumental. Paulo foi a pessoa que despertou em mim a vontade de desenvolver um trabalho de canção e, nesse território, me fez encontrar personalidade artística”.
Ficha técnica:
Show: Sertão dos Anjos
Artistas: Ubiratan Marques e Paulo Alcoforado
Direção Musical e Arranjos: Ubiratan Marques
Músicos: Alexandre Vieira (contrabaixo acústico) e Reinaldo Boaventura (bateria e percussão)
Participações: cantoras Aiace Félix, Nadja Meireles e Itana Rosa, e instrumentistas Márcio Pereira (violão e guitarra) e Eugênio Cerqueira (sanfona)
Produção: Obá Cacauê Produções
Serviço:
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Quando: 30 de novembro, às 19h30
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira com CD) e R$ 15,00 (meia)
Capacidade: 120 lugares