Domingo, 1 de outubro
Da Redação , Salvador |
26/09/2017 às 09:48
Edil Pacheco
Foto:
O cantor e violonista Roberto Mendes e a cantora Ju Moraes são os convidados de Edil Pacheco na 5ª edição do projeto Samba na Varanda, que acontece neste domingo, 1º de outubro, a partir das 11h, no centro cultural Samba na Varanda (Imbuí). Acompanhados pela banda Cor do Brasil, anfitrião e convidados vão celebrar o samba e a música brasileira interpretando clássicos dos maiores nomes do gênero.
A participação de Ju Moraes estava inicialmente agendada para o dia 3 de setembro, mas as fortes chuvas que caíram em Salvador na ocasião impediram a realização do evento. Agora ela se junta ao talento do genial Roberto Mendes, um dos mais aclamados músicos santo-amarenses, para cantar samba de qualidade em um ambiente confortável e íntimo.
O projeto começa no final da manhã e prossegue até o final da tarde (17h). As atrações se apresentam em torno de uma centenária mesa de madeira, para evocar um clima caseiro. No espaço há ainda um pequeno acervo com velhos LPs, fotos e recortes de jornal que contam um pouco da história do samba na Bahia.
O Samba na Varanda consiste de apresentações ao vivo, com ligeiros intervalos durante os quais se executa música mecânica. A banda Cor do Brasil – formada por Du Marques (violão sete), Lasinho (banjo), Cicinho de Assis (acordeon), Esquerdinha (tamborim), André (pandeiro), Régis (surdo) e Luan Sólon (repique de mão) – esquenta o ambiente para a entrada de Edil Pacheco, e o som prossegue, entrecortado por ligeiros bate-papos.
O repertório contempla grandes sucessos do samba de compositores da Bahia e do Brasil. Gente como Paulinho da Viola, Chico Buarque, João Bosco, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Batatinha, Ederaldo Gentil, o próprio Edil Pacheco e muitos outros. Entre as músicas mais executadas estão Ilha de Maré (de Walmir Lima), Verdade (Nelson Rufino), Samba das Moças (Roque Ferreira), O Ouro e a Madeira (Ederaldo Gentil) e De Amor é Bom (Edil Pacheco).
O Samba na Varanda é realizado uma vez por mês, sempre aos domingos, desde o mês de abril. Pelo projeto já se apresentaram a cantora Juliana Ribeiro, Nelson Rufino, Zelito Miranda e Cicicinho de Assis e o maestro Fred Dantas. O couvert custa R$ 20.
SERVIÇO
5ª edição do Samba na Varanda
Atrações: Edil Pacheco com Roberto Mendes e Ju Moraes
Quando: Domingo, 1º de outubro, às 11h
Onde: Centro Cultural Samba na Varanda (Rua Pituaçu, 21, transversal da Av. Jorge Amado, Imbuí)
Quanto: R$ 20
Informações: (71) 9 9738-0408 e (71) 9 9952-9733