Dia 13, Itacaré
Da REdação , Salvador |
13/07/2017 às 10:09
Durante 10 dias Itacaré será a capital da gastronomia com o IV Festival Gastronômico Sabores que será aberto nesta quinta-feira e vai até o dia 23 de julho. Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, o evento, realizado pela Prefeitura de Itacaré, conta com a participação de 30 restaurantes da cidade e com uma programação cultural cheia de atrações.
Quem estiver na cidade poderá degustar pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7 a R$ 55 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink. “A proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico”, afirma Júlio Oliveira, secretário municipal de Turismo.
Esse ano o evento ganha um time de peso, que vão abrilhantar a programação da Cozinha Show. Entre alguns nomes estão os chefs Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia e apresentador do programa “Chefs em Ação”, do Canal Sony; Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho do restaurante Doc, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador.
Além do chef Ricardo Brito do restaurante Al Mare e Cristiano Ribeiro do Senac Salvador. A Cozinha vai acontecer todas as noites, sempre às 18h. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha. Quem também passa por lá são os chefs da terra, Júnior França, Consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Katarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; Chef Leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
MÚSICA
Além de estrutura de palco para as apresentações musicais, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Ronara Criola, o pop rock de Bruta Raça, Os Três da Bahia traz o seu forró estilizado.
A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Bicho Caçador, Capoeira, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros. O francês Lautent Rivemales, dá início aos shows, na quinta-feira (13/07). Ele sobe ao palco, às 22h30 e apresenta clássicos do jazz. Na sexta-feira (14/07), o grupo Beatles ‘N’ Jazz, se apresenta às 22h30 e leva releituras de canções da consagrada banda Inglesa, The Beatles. Sucessos como Yellow Submarine e She Loves You ganharam versões surpreendentes na interpretação dos músicos.
Quem encerra a primeira semana do Festival é a cantora Vanessa Melo & Quarteto, no sábado (15/07). Dona de uma voz melódica, Vanessa leva no repertório música brasileira na levada de samba-jazz, passando por clássicos internacionais, sempre trazendo na raiz musical a base jazzística.