Segunda feira, 12, 15h
PB , Salvador |
10/06/2017 às 10:26
O estacionamento localizado atrás do prédio Senador Juthay Magalhães será interditado a partir desta segunda-feira pela manhã, para a instalação de palco, toldo e demais equipamentos indispensáveis à realização da tradicional festa de São João da Assembleia Legislativa, confraternização que integra funcionalismo do Legislativo e e parlamentares. Em 2017 a festa junina terá um lado social, através do programa Assembleia de Carinho, coordenado por Eleusa Coronel, esposa do presidente Angelo Coronel.
Foi convidado um grupo de idosos, cuidados por instituições que habitualmente não comemoram o São João: “O Abrigo Salvador, Abrigo Mariana Magalhães e Lar Franciscano Santa Izabel”. Os idosos participarão do “Arraial do Legislativo”, que começará às 15h, para esse público especial. O “Forró da Melhor Idade” será animado pelo DJ Luciano e pela banda Forró Trio As Fuxiqueiras, patrocinada pelo Yacht Club da Bahia, graças ao apoio do comodoro Marcelo sacramento.
O forró social promovido pelas deputadas, esposas, namoradas e companheiras dos deputados estaduais, espera proporcionar uma tarde de dança e diversão, para os idosos dessas instituições que receberão um um lanche com itens da culinária regional – diversão para todos. O “Forró da Melhor Idade” será encerrado às 17h, sendo todos os convidados especiais, os idosos, transportados pelos veículos habitualmen te utilizados pelos servidores.
DOAÇÕES
A festa permanecerá restrita aos funcionários da Assembleia que poderão doar fraldas geriátricas para as instituições que se associaram a mais esta ação da Assembleia de Carinho. O stand para receber doações de fraldas geriátricas já está instalado no Saguão Josaphat Marinho O espaço para receber os donativos foi montado no dia 12.
Para Eleusa Coronel, a iniciativa de apoiar os idosos carentes num ato festivo é umgesto de carinho que uniu toda a comunidade legislativa, pois mesmo pequenos gestos, a simples demonstração de afeto e solidariedade possui um impacto considerável e positivo nas vodas das pessoas carentes, muitas delas sem familiares.Esta ação do programa Assembleia de Carinho não terá impacto financeiro na organização da festa. Apenas foram antecipadas algumas providências que seriam adotadas à noite, como o regime de plantão para o serviço médico.
BANDAS
O “Arraiá do Legislativo” terá além da apresentação da banda “Forró Trio As Fuxiqueiras”, com apresentações do cantor sertanejo Danniel Vieira e da banda “Seu Maxixe” para embalar os passos dos funcionários. Mas “os trabalhos serão abertos” por Ismael Oliveira às 18h e o DJ Luciano Lordelo vai tocar nos intervalos. Como  ;a festa é restrita haverá um controle maior do acesso, e para participar do arrasta-pé, o servidor apresentará o crachá funcional. O forró em 2017 manterá a tradição e entrará pela noite, sendo alterado o horário de saída dos ônibus da Casa – adiado para às 23h30, seguindo o roteiro já realizado habitualmente.
SEDE
A sede do programa Assembleia de Carinho será inaugurada nessa terça-feira, às 11h, e fica no térreo do anexo Senador Jutahy Magalhães, ao lado do Memorial do Legislativo. A sede permitirá uma maior atuação dessa iniciativa das deputadas estaduais e das esposas dos parlamentares, coordenadas pela esposa do presidente Angelo Coronel, voltado para o social – que passam a ter onde se reunir e trabalhar.
Está em fase final de elaboração o estatuto desse programa que ganhará, portanto, feição jurídica, que permitirá uma melhor interação com entidades assistenciais e filantrópicas da Bahia – e incentivar o voluntariado. Vale registrar que todo o trabalho das deputadas, esposas, noivas ou companheiras dos deputados estaduais é de cunho voluntário, sem qualquer remuneração.
PALESTRA
A extensa agenda cumprida pelas integrantes do programa Assembleia de Carinho terá nova atividade às 15h, quando Wellington Fassa, coordenador do Centro Goiano de Voluntários fará uma palestra – dentro do 1º Encontro de Voluntariado que o programa realiza, sob o slogan “Atitude que Transforma”. Os trabalhos ocorrerão no auditório Jornalista Jorge Calmon, no primeiro andar do mesmo edifício, e terá as presenças do doutor Aristides Maltez Filho e de Maria Rita Lopes Pontes – respectivamente, da Liga Baiana Contra o Câncer e das Obras Sociais de Irmã Dulce.
Entusiasta do voluntariado, dona Eleusa Coronel, acredita que a ampliação desse tipo de trabalho social aumentará de forma significativa nos próximos anos, pois é inestimável o valor de ajudar a quem mais precisa, os carentes, sejam jovens, crianças, idosos ou doentes. Afinal, frisa, vivemos em comunidade, somos todos humanos e cada um de per si melhora ao se dedicar a quem precisa.