Sexta, 17, 21h
André Moura , Mata de SJoão |
16/03/2017 às 10:41
Bahia Soul
Foto: DIV
Quem estiver a fim de conhecer – ou mesmo, já conhece – e curtir essa outra gramática musical um tantinho mais elaborada – para dizer o mínimo – tem uma boa oportunidade com a apresentação que a banda Bahia Soul fará no Jerimum Café em Imbassai.
Apesar do termo “soul“ no nome, que remete a grandes cantores como Otis Redding, Marvin Gaye e James Brown, entre centenas de outros, a proposta da banda é fazer “música instrumental inspirada em elementos da cultura musical pop/funk/soul, também chamada acid-jazz“ como define o material de divulgação.
Isto posto, entra no repertório da banda não apenas versões instrumentais de sucessos do soul propriamente dito, como I Got You (I Feel Good), do já citado James Brown e Isn‘t She Lovely, de Stevie Wonder, mas também, um standard do jazz como Donna Lee, de Charlie Parker, mais outras pérolas de nomes como Jaco Pastorius, Herbie Hancock e David Sanborn, entre outros.
“O que a gente busca (com a Bahia Soul) é alcançar o lado mais pop, funk e soul do jazz“, explica o band leader e saxofonista André Becker.
“É um som instrumental com improvisação, só que mais puxado pro lado do soul. Há quem chame isso de acid jazz“, define, usando o termo tornado célebre por grupos como Us3 e Brand New Heavies, surgidos nos – já longínquos – anos 90.
André é saxofonista profissional e já tocou com meio mundo de gente na Bahia, incluindo Daniela Mercury e Carlinhos Brown, Orkestra Rumpilezz e também na Osba.
Além de André Becker o Bahia Soul tem Artur Carneiro no baixo elétrico, Bruno Aranha no piano e Anderson Silva na bateria.