Veja o que acontece no Pelourinho
CCP , Salvador |
22/06/2016 às 11:00
Zelito Miranda
Foto: Rosilda Cruz
A sensação de quem esteve no Pelô na noite de ontem (21) foi a de que o São João já começou com uma programação simultânea nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Água.
Rei do forró temperado, título que ganhou por misturar estilos como rock, jazz, dentre outros ritmos ao forró tradicional, o cantor e compositor Zelito Miranda foi o comandante da festa no Largo Pedro Archanjo. Contabilizando 17 participações nos festejos juninos do Pelô, história que começou com um projeto chamado Forró na Rua, Zelito reuniu admiradores que lotaram o seu show. Muitos não sabem que Zelito começou sua trajetória artística como ator de teatro, e mais tarde passou a tocar no trio elétrico.
A relação com o forró veio no início dos anos 90, após ser convidado para fazer um show do gênero no município de Areiopólis. Desde o início trazendo a mistura com outros gêneros, de lá pra cá não parou mais de fazer seu forró, tendo projetos bem sucedidos como o Forró no Parque, que teve suas duas últimas edições no Pelourinho. “Tenho uma ligação muito forte com o São João do Pelô, me sinto parte desta história. É um cenário que talvez não se encontre parecido em qualquer outro lugar do mundo, tanto pelo patrimônio histórico, quanto pela decoração que está belíssima”, afirma o artista, que retorna ao Pelourinho na sexta-feira (25), para um show no Terreiro de Jesus.
A festa no Largo Tereza Batista mostrou a diversidade da música nordestina através de diferentes gerações do forró. O primeiro a se apresentar foi o cantor, compositor e sanfoneiro Neto de Procópio. Utilizando a estrutura tradicional do pé-de-serra, - sanfona, zabumba e triângulo - o forrozeiro homenageou personalidades como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e Jackson do Pandeiro.
O encerramento da noite ficou por conta dos irmãos Juan, 19, e Ravena, 22, representando a nova geração, a dupla apresentou um repertório moderno com uma grande mistura de estilos, trazendo na essência o forró universitário, definido por eles como “tudo aquilo que é jovem”. Fazendo shows há quinze anos, a vivência da dupla com o São João vem desde a infância, quando participavam de diversos festejos pelo interior da Bahia. Utilizando a arte como ferramenta de engajamento, os irmãos promovem anualmente no Pelourinho o Projeto Música Arte Estudantil, voltado para abordar questões socais através da música e lançar novos talentos, que lhes rendeu no último ano o Prêmio Embaixadores da Paz pela ONU. A última apresentação da dupla no São João do Pelô havia sido em 2013, a noite então para eles simbolizou também um retorno. Para tornar ainda mais especial, convidaram o forrozeiro Val Macambira, que foi homenageado.
A alegria também foi dobrada no Largo Quincas Berro D'Água, com Val Gonzaga e Trio Estrela Guia, e em seguida o Forró Fuzaca. Os shows defenderam o autêntico pé-de-serra, preparando o clima para o São João através de clássicos que não podem de jeito nenhum faltar na festa junina.