Shows

Festival MINAVU realiza feira de arte e show com Banda Minavu

O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia
Ascom Cultura , Salvador | 13/04/2016 às 16:23
Festival MINAVU
Foto: Divulgação

O Festival MINAVU, que iniciou sua ocupação no mês do Dia Internacional da Mulher,  continua as atividades no Cine Solar Boa Vista – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O Festival acontecerá neste fim de semana com a Feira Cubo Arte Cultura, de empreendedoras criativas, que ainda inscreve interessadas em expor seus produtos pelo site www.minavu.com.br. Acontecerá também a apresentação da Banda Minavu, que convidará SandyAlê para se juntar a Marcela Bellas e Ranata Bastos no palco. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

A programação de sábado começa às 15h e se estende até às 21h, na área externa, começando com a Feira Cubo Arte Cultura, que tem entrada gratuita. Organizada pelo do CUBO, a proposta contempla comercialização, divulgação e promoção das artes, assim como a manutenção de uma rede de interação entre os criadores, clientes e produtores em geral. Já na sala principal do Solar, às 17h, a Banda Minavu faz show e convida SandyAlê para se apresentar com Marcela Bellas e Ranata Bastos. A classificação é de 18 anos e entrada custa R$20 (inteira) e R$10 (meia).

O Festival - Este é o primeiro festival realizado pelo Coletivo MINAVU e pela Multi Planejamento Cultural que busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte. O evento acontece até junho e busca promover mulheres em multilinguagens artísticas, além de diálogos temáticos, performances e shows.

Artes visuais, música, audiovisual, design, moda, gastronomia e dança estão entre as linguagens que integram a programação do Festival, com participação de mais de 100 mulheres artistas, mobilizando uma rede local. Muito além de apresentações artísticas, o projeto prevê oficinas de formação em áreas profissionais pouco ocupadas por mulheres no mercado cultural e propõe ações de estímulo ao empreendedorismo.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br