Evento que vem desde a época de Buriti
                            
                              
                                Secult                                , Salvador                                |
                                03/02/2016 às 20:09
                                
                             
              
                            
                              
                                Muita animação
                                Foto: Rosilda Cruz
                             
                  
                            A cantora Mari Antunes e o cantor Léo Santana foram coroados rainha e rei da 26ª Lavagem Cultural, recebendo suas coroas, respectivamente, das mãos de Jorge Portugal, secretário de Cultura, e de Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Com esta cerimônia divertida na tarde desta quarta-feira, 3.02, na Praça Tereza Batista, Pelourinho, o secretário anunciou: “Vai começar o nosso carnaval”. 
 
“Vixe que coroa chique. Uma salva de palma para esta coroa”, pediu Mari Antunes, citando a atuação da FUNCEB. Tradicionalmente é a Lavagem organizada por servidores da Fundação que abre a folia no Centro Histórico. "A FUNCEB existe há 42 anos e temos muitos funcionários antigos à frente deste evento. A escolha de dois ídolos
jovens para representar a música, as artes da Bahia, simboliza a visão sobre o presente e o futuro da cultura baiana”, considerou Fernanda Tourinho. 
 
Centenas de servidores e amigos da instituição acompanharam o cortejo iniciado em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile. O percurso foi cumprido pelos seguidores, que se mostravam animados ao lado de baianas com jarros de flores e bonecões. O ritmo de marchinha foi seguido pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô, Terra da Felicidade e Afoxé Filhas de Gandhy.