Na reabertura do projeto, Margareth Menezes contará com a participação de Gilberto Gil e Mateus Aleluia
Viva Interativa , Salvador |
11/01/2016 às 15:57
Gil irá prestigiar a reabertura do Mercado Iaô ao lado de Margareth e Mateus Aleluia
Foto: DIV
O Mercado Iaô volta a movimentar o cenário artístico e cultural da Península de Itapagipe a
partir deste domingo (17). O projeto terá seis edições nesta segunda temporada: 17,
24 e 31 de janeiro e 14, 21 e 28 de fevereiro. Quem abre o show do primeiro domingo é a banda
Rede Sonora. Em seguida, Margareth Menezes subirá ao palco e
contará com as participações de Gilberto Gil e Mateus Aleluia. Para os próximos
domingos, nomes como Lazzo e Gerônimo já estão confirmados.
A programação do mercado, que reúne artesanato, gastronomia e música, terá início às 10h, na
antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira, e se estenderá
até as 20h. Os shows começam sempre às 16h. Até esse horário, a entrada será
gratuita. Após as 16h, será cobrada uma taxa de R$ 10 ou R$ 5 (meia) pela
entrada.
O espaço contará com 120 expositores – 100 de artesanato e 20 de gastronomia. A artista
plástica Nadja Miranda assume a curadoria de artesanato nessa temporada e
promete surpreender o público. “Criamos um espaço só para marcas baianas para
que possam expor suas peças, inclusive, por meio de desfiles. Cada edição terá
uma marca. A primeira a desfilar será a ByYosh, com uma proposta muito boa, de
releitura de símbolos africanos”, conta.
Além do desfile, o Mercado conta com um espaço cativo para o artesanato da Bahia, como
é sua marca. Esse ano, com destaque para os artesãos da Península
de Itapagipe e uma galeria de arte para os artistas plásticos da região. Outra
preocupação do Mercado é coma qualidade e design das peças. “Se os expositores
são artesãos, os produtos precisam ser feitos à mão. Lá estarão produtos
extremamente criativos e com uma abordagem mais sustentável”, revela a curadora.
A curadoria da ala gastronômica estará a cargo dos professores Adriano Caldas e Elmo Alves
e sob direção da Chef Tereza Paim. O trio buscou valorizar a
culinária da Ribeira e entorno. “Queremos revelar talentos que às vezes estão
escondidos e dar formação para que os donos de bares e restaurantes locais
produzam mais e melhor”, disse Tereza.
Um dos destaques será o bolinho de feijoada de Edson de Jesus, requisitado no Bar do
Índio, na Boa Viagem. O cardápio do mercado também inclui salame de polvo,
sanduíche ‘buraco quente’ e jaca na tigela. “Queremos fugir do modismo da
comida importada. Vamos buscar, em cada prato, trazer a herança indígena,
africana e portuguesa”, acrescentou Caldas.
Outra novidade da segunda temporada é o Espaço de Economia
Solidária e Agricultura Familiar promovido pela Secretaria de Trabalho, Emprego
Renda e Esporte (SETRE), através da Superintendência de Economia Solidaria e pela
Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR). Os produtos
comercializados neste espaço serão utilizados nas receitas dos chefs do Mercado
Iaô, em aulas show para o público.
A primeira temporada do Mercado Iaô, iniciada em dezembro do ano passado, atraiu um
público aproximado de 60 mil pessoas, nas 16 edições. A principal proposta do
espaço, segundo a diretora de projetos da Organização Social Fábrica Cultural,
Teresa Carvalho, é dinamizar a economia local. “Esse segundo momento do
mercado é de maturação. Queremos consagrá-lo como multiespaço de cultura, um
grande mercado para movimentar a economia criativa da cidade”, afirmou.
Para Margareth Menezes, presidente da Fábrica Cultural, o projeto cumpre o seu
papel, desde a inauguração. “O projeto tem uma aderência com a identidade da Península.
Existe hoje a demanda real pelo retorno do mercado, da proposição de encontro,
de exposição da produção rica que esse lugar possui, da cultura e arte... Será
uma honra receber Gilberto Gil e Mateus na Ribeira”, comentou.
“O Mercado IAÔ reforça nossa missão de trabalhar com o desenvolvimento social e humano
através de atrativos locais, para a cidade e para os turistas, fortalecendo a
marca Bahia, a identidade de nosso povo. É importante destacar que o Mercado é
uma construção coletiva e que contamos com o apoio da REDECAMMPI através das
associações locais que participam com a gente na realização desse sonho”,
afirma Jaqueline Azevedo Diretora Executiva da Fábrica Cultural.