Shows

Lavagem de Itapuã acontece quinta e tem policiamento especial

Programe-se
Agecom e SSP , Salvador | 04/02/2015 às 18:51
Percurssionistas em ação do Malê
Foto: João Cardoso
A partir das duas da manhã desta quinta-feira (5) será dada a largada para uma das mais tradicionais festas populares de Salvador, a Lavagem de Itapuã, que este ano completa 110 anos. O Bando Anunciador percorre as ruas dos bairros convocando os moradores para assistir a queima de fogos que acontece às 5h para celebrar o início das comemorações com um café da manhã servido pela própria comunidade.

A partir das 10h, aproximadamente 250 baianas e 26 entidades culturais de Itapuã e adjacências saem da Avenida Otávio Mangabeira, no Coqueiral de Piatã, seguindo até a praça da igreja Dorival Caymmi, onde acontece a lavagem das escadarias e se dá a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras. 

Para a realização do evento, a Prefeitura do Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ofereceu toda a infraestrutura para atender a população, com ordenamento de trânsito e de ambulantes, iluminação, banheiros públicos, além de um reforço médico nas unidades do 7º Centro de Saúde José Mariane e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que funcionarão normalmente.
 
Histórico - A Lavagem de Itapuã é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica.

ESQUEMA DA POLICIA

 Para garantir a tranquilidade da população, a Polícia Militar vai reforçar a segurança com 590 PMs durante a Lavagem de Itapuã, uma das festas de rua mais tradicionais de Salvador, que acontece nesta quinta-feira (5). Sete postos de comando de área estarão montados em toda extensão do evento, que compreende desde o bairro de Piatã até a Lagoa do Abaeté, além da Avenida Dorival Caymmi.

O policiamento atuará em patrulhas formadas pelo efetivo da 15ª Companhia Independente da PM – unidade responsável pelo bairro de Itapuã -, além do reforço da segurança nas principais vias de acesso, corredores de tráfego e todo o entorno da festa por equipes da Rondesp, Operação Apólo, Operação Gêmeos e Esquadrão da Polícia Montada. 

Polícia Civil 

Já a 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã) terá seu efetivo reforçado, nesta quinta-feira, quando também é realizado o louvor a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, padroeira do bairro. Vinte e oito policiais, entre delegados, escrivães e investigadores, vão trabalhar em regime de plantão, das 8h de quinta-feira até as 8h de sexta-feira (6).

O titular da 12ª DT, delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, informou que um posto da Polícia Civil será montado na Avenida Dorival Caymmi, próximo à conhecida escultura da Sereia.