A partir da próxima semana e até 5 de março a Coelba veiculará campanha publicitária, composta de peças para rádio, TV, busdoor, bustv, internet, cartilhas e folhetos para alertar a população sobre os riscos de se aproximar ou conduzir objetos em direção à rede elétrica durante o Carnaval da Bahia. Nos dias de folia a empresa realizará “blitz educativas” para conscientizar os foliões, utilizando como atrativos alguns brindes.
As principais preocupações de segurança são serpentina e jatos d’água sobre a rede elétrica, foliões em postes, marquises e árvores, enfeites e objetos nos fios, balões e placas de propaganda próximos à fiação, ligações clandestinas (gatos) e falta de aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões. Através de uma parceria com a Saltur (empresa municipal de turismo) será distribuído material informativo aos hotéis para serem entregues aos turistas.
As informações foram divulgadas em entrevista coletiva, concedida nesta terça-feira, 11, pelo superintendente de engenharia, Sérgio Melo. Segundo ele, terá prosseguimento a parceria com a Prefeitura de Salvador para fiscalizar e eliminar situações que sejam inseguras para o fornecimento da energia e para os foliões. Serão investidos R$ 700 mil na campanha “Coelba com você no Carnaval”, em Salvador e outras 28 cidades do Estado onde haverá a festa.
Em todos os cinco dias as equipes de técnicos farão a limpeza da rede elétrica dos circuitos, recolhendo objetos como serpentinas, abadás, plásticos, adereços e outros, arremessados na fiação.
As entidades carnavalescas, blocos e trios já foram alertadas por meio de carta para evitar aumentar a altura dos seus trios e alegorias, respeitando o distanciamento mínimo regulamentar de 1,5 m da rede elétrica, tanto na vertical quanto na horizontal. Isso resultará uma altura máxima de 4,5 metros para os veículos, já contando com seus ocupantes.