Disco estará disponível para audição em rádios digitais como Grooveshark, Deezer e Rdio
Ana Camila , Salvador |
18/11/2013 às 09:44
Vai ser na próxima quinta-feira, 21
Foto: Nathália Miranda
Após três anos na estrada, um EP com sete faixas, shows nos principais palcos baianos e uma breve turnê por São Paulo, a banda baiana Suinga finalmente lança o seu primeiro disco. No dia 21 de novembro, quinta-feira, o público poderá escutar as 11 faixas do álbum “Recomeço” nas plataformas de rádio digitais.
Reconhecida como uma banda que desde sua estreia faz uma releitura da tradicional música baiana, a Suinga apresenta neste CD uma nova fase. “Recomeço”, além de ser também o título da canção que encerra o disco, representa as novas possibilidades para a sonoridade do grupo, que em três anos emplacou hits como “Sorvete de Cajá”, “Tonho Miserê” e “Pepeu no Mar”. As letras despojadas e as referências ao cotidiano da cidade de Salvador continuam lá, além da irreverência de Fox, vocalista, com seu visual que tornou a banda um sucesso desde seu surgimento.
“Recomeço” conta com 11 faixas inéditas, algumas já conhecidas do público como “A Maré tá Boa”, “Sacolão” e a faixa-título. Lançado em formato virtual, o disco estará disponível para audição online gratuita em plataformas digitais de rádio e de distribuição de música, tais como Grooveshark, Deezer e Rdio. A ideia é liberar para audição em streaming e colocar o disco à venda em lojas como iTunes e Amazon, incialmente sem liberar o CD para download gratuito.
SOBRE O DISCO
O álbum foi produzido por Fox em parceria com Irmão Carlos, gravado no seu estúdio, Caverna do Som, em Salvador. A masterização ficou por conta de Fernando Sanches, conhecido por seus trabalhos com talentos como Criolo e Karina Buhr. As 11 faixas do disco são autorais e frutos da colaboração de Fox com músicos parceiros como Dinho e Marceleza de Castilho, entre outros.
Em destaque, a faixa “Molhadinha na Boca”, que faz referência aos antigos carnavais e composições de duplo sentido, mas sem perder a compostura, destacando a sonoridade da guitarra baiana, instrumento símbolo do carnaval baiano criado por Dodô e Osmar. Já “Sacolão” é uma mistura do antigo Axé com a Lambada, mas valorizando mais as guitarras e relevando uma forte influência do indie rock. A composição procura, de forma simples, mostrar a miscigenação do povo baiano como se estivesse dentro de uma grande sacola de feira. “A Maré tá Boa” é outro destaque, com referência ao Carimbó do Pará, narrando um personagem ao estilo Vadinho de Jorge Amado (escritor baiano), que mergulha em um mar profano de mulheres e perdições.
“Recomeço” conta com várias participações de músicos que fizeram parte da trajetória da Suinga ao longo destes três anos. Marceleza, membro fundador da banda, gravou as guitarras da faixa “Morena Beleza”. Morotó Slim (Retrofoguetes) gravou guitarra baiana em “Molhadinha da Boca”, Dimazz gravou guitarra em “Donna”, e Andel Falcão (Callangazoo) gravou violão em “Dengo”. Teago Oliveira (Maglore) gravou palmas em “Pombo Sujo”, e Diego Cerqueira e Felipe Dieder (Maglore) gravaram a percussão e bateria de todo o disco, respectivamente. A estreante cantora Isadora Sebadelhe faz dueto com Fox em “Dengo”, Juracy Bemol (OSBA) emprestou seu trompete em “Recomeço”, e Francisco Matos o seu violino a faixa “Donna”.