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ALAFOLIA dá partida com primeiro encontro para a festa em 5 de abril

Micareta de Alagoinhas vai ser entre dias 5 e 7 de abril
Secom , Alagoinhas | 14/02/2013 às 21:35
Reunião acerta ponteiros iniciais para o Alafolia
Foto: Amilton André

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) promoveu na tarde dessa quinta-feira, 14, uma reunião com representantes de blocos e as instituições oficiais que dão suporte ao Alafolia, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Juizados de Menores, Guarda Municipal e o Conselho Tutelar.  Essa foi a segunda reunião com a presença de empresários dos blocos. O próximo encontro será com os responsáveis pelos camarotes. O Alafolia, na cidade de Alagoinhas, é uma das melhores micaretas do estado da Bahia, e esse ano será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril próximos.

 

Para o secretário André Nunes a reunião foi proveitosa, “porque as instituições passaram algumas normas que devem ser cumpridas pelos blocos”. Informou que a SECEL divulgará, nos próximos dias, às entidades carnavalescas e instituições a grade do desfile, os contatos entre todos os envolvidos, o circuito oficial e os horários dos desfiles. 

 

O major da Polícia Militar Manuel Perdiz, representando o 4º BPM, comentou que é importante que os responsáveis pela segurança orientem os cordeiros - os que seguram a corda nos blocos -  para que não haja provocação com os foliões, chamados de “pipocas”. Completou que serão utilizadas câmeras durante o trajeto e que a Polícia Militar terá um contingente de três mil homens, com reforço de homens vindos de cidades como Feira de Santana, Santo Amaro e Serrinha.

 

Já o subtenente Efigênio, do Corpo de Bombeiros, afirmou que os blocos devem ter extintores de incêndio e serviço médico. Argumentou que os camarotes têm muito mais obrigações, como a presença de brigadistas, salas de emergência, serviço médico, normas para escadas devido às dimensões e outras tarefas. Todas as normas serão passadas aos responsáveis pelos camarotes na próxima reunião.

 

A coordenadora Elza Pereira, do Juizado de Menores, recomendou que  os blocos infantis saíam pela manhã. “Aqueles que forem para a avenida à tarde não podem exceder o horário das 20 horas”, comentou. Também advertiu que os blocos têm de providenciar a autorização com antecedência de atração infantil, dançarina (o) e/ou cantores. O coordenador da Guarda Municipal Álvaro Paim solicitou posicionamento estratégico de duas ambulâncias. 

 

Também estiveram presentes à reunião Hugo Alan, Andréa Sena (Vigilância Sanitária), Elieci Araújo, Luciene Marinho (Juizado de Menores), Ivan Vasconcelos (Conselho Tutelar), Joseline Melo e Leda Melo (Amigos da Folia), Ivan Cruz (Bloco Pegue a BR), Adalberto Barreto (Bloco Me beije /Vem que eu fico) e Jomar Souza (Bloco bote o pinto na rua).