Shows

Apaxes do Tororó complea 44 anos com coquetel dançante em sua sede

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2012 às 16:39
Apaxes do Tororó diz que é de paz
Foto: BJÁ

No próximo dia 26 (sexta-feira), uma missa em ação de graças será realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição do Tororó, às 19h, para dar início às comemorações pelos 44 anos do bloco carnavalesco Apaxes do Tororó, seguida de um Coquetel Dançante, na sua sede.

Fundado em 28 de outubro de 1968 por um grupo de moradores do bairro do Tororó, o bloco surgiu no cenário cultural baiano como uma organização popular na defesa dos valores afro-indígenas. A festa continua no sábado (27). Uma roda de samba com a Velha Guarda do samba da Bahia e animada pelo Grupo Perfil e seus convidados, anima o público a partir das 16h, na sede do bloco, que tem acesso pelo Dique do Tororó.


Hoje, a sede do Apaxes leva à comunidade uma série de atividades a fim de ocupar os jovens do bairro. São aulas de Judô, Capoeira (com Tonho Matéria) e Dança de Salão.

História - Inspirados nos índios norte-americanos e com forte influência na cultura cinematográfica ianque, com seus filmes de faroeste, os Blocos de Índio surgiram por volta da década de 60 e costumavam sair às ruas durante o Carnaval ao som da bateria de percussão e com figurino repleto de referências indígenas. O Apaxes do Tororó foi o primeiro bloco formado a desfilar.


O bloco Apaxes nasceu de uma brincadeira de amigos do bairro do Tororó que perceberam, a partir dos filmes produzidos pela indústria de cinema norte-americana, que havia a possibilidade de criação de um foco de resistência ativa na cultura baiana, visando à construção de uma mentalidade crítica, abordando principalmente os temas e acontecimentos históricos.

Esses acontecimentos foram utilizados como fonte de pesquisas e investigação por mais de duas dezenas de entidades pertencentes a este movimento e fez do Apaxes do Tororó o primeiro bloco do Carnaval baiano a homenagear os índios.

SERVIÇO

O quê: 44º Aniversário do Bloco Apaxes do Tororó

Quando: dias 26 (sexta-feira, às 19h), e 27/10 (sábado, às 16h)

Onde: Igreja Nossa Srª da Conceição do Tororó e Sede do Apaxes (Dique do Tororó)

Quanto: Gratuito