A Patachou fez um passeio pelos jardins de Monet e nos movimentos impressionistas para apresentar a coleção de verão 2013 no primeiro dia de Fashion Rio (22), no Jockey Club do Rio de Janeiro. Pela inspiração fica fácil imaginar a coleção minimalista e feminina desfilada pela grife, ao som de Half Life e Icarus.
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Tecidos nobres foram usados para que peças longilíneas tivessem um "quê" mais fresh: sedas, cetim, crepe, georgete e tule foram os predominantes. Por isso, tecidos fluidos dominaram a passarela em sobreposições deles mesmos criando looks assimétricos. O plissado foi um ponto chave desta apresentação dando ainda mais leveza aos vestidos, blusas e calças. Na contra mão, o couro ganha um conjuntinho de shorts e blusa peplum no tom mais escuro da coleção, o vinho.
A cartela de cores leve é fresca, com tons da natureza, passando pelos mais açucarados do verde, pêssego e off-white misturados com tons fortes para quebrar discretamente o tom delicado da linha. Mas, em seguida, peças de renda fechada apareceram em saias e mangas, deixando o corpo das modelos à mostra.
Apesar de minimalista, algumas combinações abusaram dos bordados perolados, principalmente em formatos de gotas. Nesta vez, a transparência ficou para os colos dos tecidos, deixando a impressão de nudez de forma totalmente elegante.
A grife manteve a forte tendência dos maxi colares e apresentou pulseiras feitas a mão, um dos pontos fortes da linha, já que elas foram responsáveis por dar o acabamento aos looks. No mesmo estilo, franjas feitas de pedrinhas delicadas dominaram saias e vestidos. Nos pés, sandálias mais pesadas com plataforma colorida e tiras transparentes. A beleza simples seguiu a linha de inspiração da grife: rabo de cavalo e rosto quase limpo, apenas com um pouco de glitter nas pálpebras.
Apesar de a sala não estar completamente lotada, os comentários no final do desfile eram elogiando a coleção bastante comercial e que pode atingir a mulher no dia a dia.
Semana de moda carioca
O Rio de Janeiro recebe a temporada de moda verão 2013 entre os dias 22 e 26 de maio com a 21ª edição do Fashion Rio, dando o pontapé inicial para a reestruturação do novo calendário de moda brasileiro. O evento está em novo endereço, agora no Jockey Club, na Gávea. Já o Fashion Business, a maior feira de negócios da moda da América Latina, acontece de 22 a 25 de maio, no Fashion Mall, em São Conrado, com 170 participantes. O único desfile do Fashion Business fica a cargo de Victor Dzenk e será apresentado na Rocinha. No total, são 30 desfiles da semana de moda carioca. Duas marcas de moda praia que se apresentavam na São Paulo Fashion Week (SPFW), Cia. Marítima e Reserva, trocaram o evento paulista pelas passarelas cariocas. Paola Robba, que participava também da semana de moda na capital paulista, agora vai apresentar no Rio a coleção da Poko Pano. Estreiam ainda nesta edição as marcas cariocas Sacada e Oh, Boy!, que vêm do Fashion Business. O Rio Moda Hype, evento que revela novos estilistas, diferentemente dos demais anos, mostrará apenas o trabalho de cinco selecionados, em vez de 10 como nas edições passadas, com desfile dia 24.