Shows

PREFEITURA QUER TRANSIÇÃO DO CARNAVAL COM A MELHOR HARMONIA

vide
| 16/03/2012 às 19:26

A mudança da gestão, com a eleição de um novo prefeito, não vai interferir na realização do Carnaval 2013. O prefeito João Henrique decidiu instituir a função de autoridade do Carnaval, que terá a responsabilidade de conduzir a transição da organização da festa entre a atual e a futura gestão.

A idéia foi do vice Edvaldo Brito, considerando que o futuro prefeito terá pouco mais de um mês entre a posse e o início da folia. Como em 2013 o Carnaval será no dia 09 de fevereiro, a proposta da atual gestão é fornecer todos os elementos para que a folia aconteça dentro dos mesmos padrões de qualidade implantados a partir de 2005.

Profissionalização - Nos últimos anos, a prefeitura planeja e prepara toda a festa no decorrer do ano, reunindo representantes de todos os órgãos municipais. A prática culminou com a elaboração do Estatuto das Festas Populares, que imprimiu significativos avanços para a profissionalização da festa.

Foi a partir do Estatuto que os blocos afros passaram a ganhar maior visibilidade dentro da programação de desfile, a atuação dos cordeiros passou ter normas, houve maior rigor no cumprimento do tempo de desfile de todos os blocos e o Município aumentou em mais de dez vezes a arrecadação da festa entre 2005 e 2011.

No último Carnaval, a organização prévia permitiu a ampliação do número de trios desfilando sem cordas. Entre eles, os de nomes consagrados no universo da música brasileira.