Shows

VERÃO DE SANTA CATARINA BOMBA E SALVADOR PERDE SEU LUGAR DE DESTAQUE

vide
| 04/02/2012 às 18:28
Floriamnópolis: gente bronzeada, praias limpas e paz na terra
Foto: Fabrício Escandiuzzi
  (por Fabrício Escandiuzzi)

A onda de calor que já é considerada por meteorologistas como a mais intensa de 2012 trouxe temperaturas superiores a 37°C em municípios de Santa Catarina neste sábado. No litoral, as praias estiveram completamente lotadas desde o início da manhã.

A exemplo dos últimos dias, Urussanga, no sul do Estado, alcançou 37°C, de acordo com os dados do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram). Em Florianópolis, o calor foi tão intenso que por volta das 9h os termômetros já marcavam 30°C. A presença de nuvens deixou o dia abafado, trazendo uma sensação ainda maior de calor.


Os banhistas procuraram se dirigir às principais praias da cidade desde cedo: com isso, a rodovia SC-401, que dá acesso aos balneários da região norte, registrou tráfego intenso e filas de veículos, segundo a Polícia Militar Rodoviária.


Uma das praias mais cheias neste sábado era o Campeche, na região sul da capital. Apesar do sol forte, muitos banhistas evitaram entrar na água: o mar agitado acabou assustando muita gente. "Só consegui chegar ali e molhar as canelas", disse Luiz Maurício Carlsten, 29 anos, que curtia praia com a família, de olho no filho de 2 anos.
"Com crianças pequenas não dá para dar moleza e ficar no mar."


O Ciram informou que as temperaturas deverão continuar elevadas, inclusive com madrugadas muito quentes, pelo menos até a próxima semana. "Essa condição de tempo está associada a um bloqueio, padrão de escoamento atmosférico que está desviando as frentes frias para o oceano na altura do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul, agravando ainda mais a situação de estiagem no oeste e meio oeste catarinense", afirmou em nota a metorologista Gilsânia Cruz. Segundo ela, "a massa de ar seco chegou a Santa catarina no fim da quinta-feira (25/01), ficou mais ainda quente a partir de 31/01 e já é considerada umas das ondas de calor mais intensas do verão de 2012".