Shows

BAIANOS DA PURIFICAÇÃO ABREM FESTIVAL DE VERÃO COM MISTICISMO

vide
| 26/01/2012 às 08:01
Roberto Mendes e a turma de Santo Amaro da Bahia
Foto: Via Press

Em 14 anos, sem dúvida essa foi a mais bela e emocionante abertura do Festival de Verão Salvador. Com a benção de Ogum, o senhor dos caminhos, e a permissão de Exu, o mensageiro, os artistas Santo Amarenses Jota Velloso, Roberto Mendes e Moreno Veloso abriram a décima quarta edição da festa com um cortejo, em homenagem ao Santo da Purificação e à sambista Dona Edith do Prato.
 
Acompanhados pela cantora Juliana Ribeiro, e por conterrâneos como Dona Nicinha do Samba, o Babalorixá Pai Poti, do Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, ao lado de suas baianas e da banda Xaranga, tocando marchinhas carnavalescas.


"O Festival brilhou com essa iniciativa", afirmou Roberto Mendes, emocionado com o encontro intitulado "Baianos da Purificação". Depois de circular pelo Parque de Exposições, o cortejo fez uma lavagem simbólica do Festival, ao som do Hino de Nossa Senhora da Purificação. Logo após, no palco, Jota, Mendes e Moreno cantaram a alegria dos sambas, e contaram com a participação de Juliana Ribeiro cantando "Edith", de Jota Velloso, gravada por ela no mais recente CD Amarelo. A iniciativa da produtora cultural Luzia Moraes emocionou os presentes e trouxe boas energias para a maior festa do verão brasileiro.