Shows

EQUIPES DE TVs DA CAPITAL DISCUTEM ESTRUTURA DE COBERTURA DO CARNAVAL

VIDE
| 08/12/2011 às 13:28

A Empresa de Salvador Turismo (Saltur) - responsável pela gestão do Carnaval de Salvador - reuniu, na manhã desta quarta-feira (7), representantes de emissoras de TV para discutir a instalação de estruturas para a cobertura da festa momesca no próximo ano, que acontece entre 16 e 21 de fevereiro. Estiveram presentes a Rede Bahia/Globo, Band, Aratu/SBT, TVE/TV Brasil e Itapoan/Record, CNT (recém chegada a Salvador), além da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Coelba.

O encontro faz parte da Operação Pré-carnaval 2012 e teve como objetivo manter o diálogo entre o poder público e o segmento para traçar em conjunto melhorias que permitam uma melhor transmissão da folia baiana para o resto do país e do mundo.

"Apesar de termos uma emissora oficial do carnaval, quero deixar claro que a Prefeitura tem uma postura indistintamente dos veículos de comunicação, observando todas as características de cada um, para que possamos oferecer todas as condições para a transmissão dessa festa e, com isso, ampliarmos a audiência do carnaval, tanto local, quanto nacional e internacionalmente", disse Claudio Tinoco, presidente da Saltur, durante a abertura da reunião, que foi realizada na sede do órgão, no Dique do Tororó.

Durante o encontro, foi feita uma análise prévia de ordem técnica, como o fornecimento de energia, a passagem de cabeamento/dutos de geração de imagens, instalação de praticáveis e estacionamento para os caminhões de transmissão ao vivo das televisões, que no próximo contará com um diferencial: a geração de imagens em alta definição (HD, high definition).

"Teremos uma demanda maior no próximo ano, pois usaremos um caminhão novo, maior do que o habitual, e teremos que ter um local maior do que os anos anteriores que possam atender não só a Rede Bahia, mas também a Band, a TV Aratu e a Itapoan", explicou Mara Viana, supervisora Centro de Documentação de Imagens da TV Bahia.


Ainda na reunião, o presidente da Saltur solicitou a colaboração das emissoras para que ajudem na evolução dos blocos durante sua passagem pelos circuitos, principalmente, na passarela do Campo Grande. "O nosso objetivo é contar com a ajuda das TVs para acabar com qualquer intervenção, como entrevistas e entrega de prêmios aos artistas durante sua apresentação em cima do trio, que acabam comprometendo com o horário de outros trios marcados para sair em seguida", explica Tinoco. O próximo encontro está marcado para a próxima segunda-feira (12), novamente na sede da Saltur.


Credenciamento

No encontro, o secretário municipal de Comunicação, Diogo Tavares, lembrou a todos que os jornalistas e profissionais que forem trabalhar na cobertura do carnaval, que no próximo ano homenageia o centenário de Jorge Amado, já podem solicitar à Prefeitura o credenciamento. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Internet, através da do Sistema de Credenciamento do Carnaval, no endereço http://www.credenciamento.salvador.ba.gov.br/. Como em 2010 e 2011, os pedidos serão analisados pela Secom para aprovação e a credencial será enviada para o e-mail informado pelo profissional de imprensa, para que ele possa imprimi-la.