Shows

MADE IN BAHIA ABRE DIA 29/CCB COM INSPIRAÇÃO EM PERSONAGENS AMADIANOS

vide
| 24/11/2011 às 10:21

Como tradição na Made in Bahia, o desfile de abertura é um dos momentos mais esperados pelos visitantes. Nesta 21ª edição, o tema será "Personagens de Jorge Amado". Estilistas baianos receberam o desafio de produzir peças exclusivas inspiradas nos personagens mais marcantes do escritor, que em 2012 completaria cem anos. Tieta, Dona Flor, Gabriela, Tereza Batista, Iemanjá, Vadinho e Perpétua são alguns dos personagens que fizeram história e que serão revisitados pelas mãos de criadores baianos, como Di Paula, Levite Bahia, Babbi Araújo, Fagner Bispo, João Damapeju, Guida Maria, Luciana Souza e Mário Farias. Para uma maior caracterização, as modelos serão penteadas e maquiadas pelo profissional Daí Alves. 


Inspirações


A estilista Babbi Araújo buscou inspiração na doçura de Dora do livro Capitães de Areia. O cenário escolhido para o desfile se baseia no trapiche, com o mar, o sol e a sereia. A peça será toda em algodão branco com detalhes de renda, fita de cetim e caça bordada, buscando transmitir toda a delicadeza de personagem.

"Ela se chama Iemanjá, sempre foi chamada assim e esse é seu verdadeiro nome...". Esse será o tema do estilista João Damapeju. Inspirado no capítulo 6 do romance Mar Morto, o figurino representará Iemanjá como dona das águas e senhora dos oceanos.

Jonas Pereira buscou inspiração em Yába do livro Tenda dos Milagres - uma diaba sem rabo que se envolve com Pedro Arcanjo. O material utilizado para a confecção da peça será tecido de decoração, pele sintética, courino, metal, paetê e acessórios.

A cor de canela e o cheiro de cravo encantavam todos os homens que conheciam a bela morena que vivia no Sul da Bahia. O jeito brejeiro, o charme e sensualidade, a beleza rude e deselegante de Gabriela inspiraram o estilista Levite Bahia a criar sua peça. Para a composição do vestido, Levite irá utilizar tecido em algodão lavado na cor branca e todo trabalhado em renda de bilro, fuxico e bordados manuais.

Lívia Queiroz se inspirou na personagem de mesmo nome, Lívia, do Livro Mar Morto, uma mulher forte, porém tímida e meiga. A estilista irá produzir um vestido em algodão cru, que remete às calças dos pescadores, e cordas náuticas para os acessórios.

Usando cetim para mostrar o glamour e sensualidade, a estilista Luciana Souza escolheu a personagem Tereza Batista, uma mulher bastante sensual e que ao mesmo tempo transmite uma inocência no olhar.

Di Paula escolheu a inusitada Perpétua, de Tieta do Agreste. Uma mulher com estilo conservador, mas que no seu íntimo guarda uma vontade enorme de se exibir e ser superior à sua irmã Tieta. O estilista irá trabalhar com texturas convencionais na cor preta, sombrinha e chapéu, tudo para compor o "look vilã" da personagem.

O marcante personagem Vadinho - amante de Dona Flor, do livro Dona Flor e seus dois Maridos, foi a escolha de Fagner Bispo. A peça será de beachwear e o estilista promete algo bem humorado.


Dia 29/11 às 19h- "Personagens de Jorge Amado"

Luciana Souza - Tereza Batista cansada da Guerra

Lívia Queiroz - Lívia do Livro Mar Morto

Luciene Leal - Rosa de Oxalá - Livro Tenda dos Milagres

João Damapeju - Iemanjá - Livro Mar Morto

Jonas Pereira - Yabá do Livro Tenda dos Milagres

Mário Farias - Tieta - Livro Tieta do Agreste

Levite Bahia - Gabriela - Livro Gabriela Cravo e Canela

Babbi Araújo - Dora - Livro Capitães de Areia

Adir Bastos - Inspiração no livro País do Carnaval

Guida Maria - Dona Flor - Livro Dona Flor e seus dois Maridos

Di Paula - Perpétua - Livro Tieta do Agreste

Nea Santana - Teodoro Madureira ( marido de Dona Flor) - Livro Dona Flor e seus dois Maridos

Joel Souza - Rosa Palmeirão - Livro Rosa Palmeirão

Fagner Bispo - Vadinho (amante de Dona Flor) - Livro Dona Flor e seus dois Maridos



Serviço

Made in Bahia

Local: Centro de Convenções da Bahia - Pavilhão de Feiras

Data: 29 de novembro a 4 de dezembro

Horário: 14h às 21h

Ingresso: R$ 5,00