A partir de 2012, o Carnaval de Salvador terá um novo percurso. Além dos tradicionais Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), a Liberdade terá o circuito Mãe Hilda de Jitolú. O projeto que pretende descentralizar o acesso à folia é de autoria da vereadora Léo Kret do Brasil (PR), foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado na sexta-feira (10) pelo prefeito João Henrique Carneiro (PP).
"Já é realidade. Vovô, presidente do bloco Ilê Aiyê, está muito alegre, assim como os comerciantes e a população da Liberdade. É mais cultura, lazer e geração de renda para o meu querido povo da região", comemorou a vereadora Léo Kret.
Até este ano, o bairro mais negro da América Latina participava da festa aos sábados com a saída do Ilê e era um dos palcos do Carnaval de bairros de Salvador.
A importância de Mãe Hilda para a comunidade da Liberdade motivou a vereadora Léo Kret a prestar a homenagem. Falecida em 2009, aos 86 anos, a genitora de Vovô e ialorixá do candomblé era conhecida como a "guardiã da fé e da tradição africana".