Elas ainda estão no comecinho da carreira e em plena adolescência mas já fizeram as primeiras passagens pelas passarelas internacionais. Angélica Erthal, 17 anos, Simone Carvalho, 17 anos, e Isabella Melo, 18, são as apostas da temporada do verão 2012 da São Paulo Fashion Week da agência Ford Models, e, mais do que "new faces", são "neotops".
Nascida na cidade de Missal, interior do Paraná, Angélica Erthal é uma adolescente animada, extrovertida e, ao que parece, uma profissional madura. Poucos meses depois de sair do Paraná e seguir para São Paulo, sozinha, a modelo, então com apenas 15 anos, foi passar uma temporada no Japão.
"Cheguei lá e não sabia falar uma palavra sequer em inglês ou japonês. Não entendia nada do que falavam, mas fui aprendendo. Quando cheguei, a minha primeira impressão era de que eu estava no futuro, era muita luz para mim", conta ao G1.
Apesar dos incontáveis desfiles em passarelas internacionais e nacionais, com passagens por 13 países, Angélica garante que é a mesma menina que deixou Missal e a família. "Acho que sou uma menina como outra qualquer, apenas com uma profissão um pouco diferente", brinca. "Se pudesse voltar no tempo faria as mesmas escolhas, mas é claro que sinto falta do colégio. Nem quis ir à formatura dos meus amigos. Nunca vou poder dizer que me formei na escola com a minha turma", diz.
Simone Carvalho também deixou cedo a casa dos pais e os estudos, na cidade de Uibaí, na Bahia. "Eu vim passar férias em São Paulo, aos 15 anos, e de tanto ouvir que era alta e magrela e devia ser modelo decidi fazer um teste. Passei, e em pouco tempo já estava morando em Nova York", afirma.
Hoje a jovem vê a família poucas vezes por ano, mas acredita que o amadurecimento consequente da distância valeu a pena. "Eu sinto muita falta da minha família, dos meus amigos, a minha vida hoje é completamente diferente, mas acho que está valendo a pena. O momento mais marcante de minha vida até hoje foi quando voltei para casa depois de ter saído pela primeira vez. Foi bom, mas foi triste. Senti que aquele não era mais meu lugar, que nunca mais seria a mesma coisa", diz Simone.
Ainda sou a mesma menina, mas quando estou na passarela me sinto uma mulher" Isabella Melo, modelo
Timidez e mudança de rotina
Quando a modelo Isabella Melo saiu de casa, aos 16 anos, a timidez e a adaptação com a rotina corrida foram as principais dificuldades encontradas em São Paulo. Dois anos depois, a jovem do Recife também coleciona trabalhos internacionais e acredita que o foco na carreira é o segredo para o sucesso.
"Eu ainda sou a mesma menina, mas quando estou na passarela me sinto uma mulher. Parece que a timidez vai embora, você se sente linda. E mesmo com a distância da família, sei que eles sentem orgulho de mim. Eu mesma sinto orgulho quando me vejo em alguma revista, então agora preciso me concentrar nisso", diz.
As três pretendem voltar a estudar quando a carreira de modelo precisar ser interrompida. Entre as profissões escolhidas para o "plano b" de Angélica, Simone e Isabella estão, respectivamente, engenharia, medicina e jornalismo.