vide
Micareta de Alagoinhas terá transmissão ao vivo pela internet
Foto: Amilton André
Organizado pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer - SECEL em parceria com as demais Secretarias Municipais, o Alafolia - a Micareta de Alagoinhas foi resgatada pela atual gestão e desde 2009 vem atraindo um grande público que movimenta toda a cidade e fomentando a economia local.
Em 2010, mais de 300 mil pessoas participaram dos três dias de folia e a expectativa é que este ano esse número seja ainda mais expressivo. E quem não puder participar in loco, poderá acompanhar ao vivo todos os detalhes da folia através da internet.
A Assessoria de Comunicação - ASCOM , comandada pela jornalista Samuelita Santana Santana, vai botar seu bloco de profissionais na avenida e nos camarotes, registrando através do site oficial -
www.alagoinhasbahia.com.br - todos os bastidores da festa.
A ASCOM montará mais uma vez a Sala de Imprensa, que ficará localizada em frente ao camarote oficial da Prefeitura, na principal área do circuito. O espaço será voltado para a veiculação de matérias e suporte aos profissionais locais e nacionais que fazem a cobertura da festa, acolhendo jornalistas e convidados do evento.
Transmissão ao vivo
Este ano, a Sala de Imprensa também prestará homenagens à história do Alafolia, com uma decoração especial que deixará ainda mais aconchegante os seu três espaços: lounge, stúdio de trabalho - equipado com computadores, impressoras e internet - e a varandinha, que terá excelente visibilidade do circuito, ideal para o posicionamento de fotógrafos e cinegrafistas. Os veículos de comunicação que ainda não realizaram seu credenciamento, podem entrar em contato com a ASCOM através do e-mail:
[email protected] ou comparecendo à Assessoria, localizada no Centro, ao lado do prédio da Prefeitura.
E além das coberturas locais e regionais que já fazem parte ano após ano da micareta de Alagoinhas, o Alafolia 2011 conta este ano com uma grande novidade: haverá transmissões ao vivo, direto do circuito que vai da Avenida Juracy Magalhães até a Prefeitura. A transmissão será realizada pela equipe da TV Geral, empresa pioneira na Bahia na concepção de TV Web, estando on-line desde abril de 2008. Trabalhando com equipamentos de alta tecnologia, a TV transmitirá através do site www.tvgeral.com.br, todas as emoções da micareta aos internautas que poderão acompanhar o Alafolia de qualquer país do mundo.
Entre as atrações, grandes nomes da música baiana como Chiclete com Banana, Banda Eva, Timbalada, Tatau, Harmonia, Parangolé, Pisirico, Araketu, Netinho, Bragadá, Edcity e Leva Nóiz, É o Tchan, Carla Perez e outros
O Alafolia acontece entre os dias 13 e 15 e terá como patrocinadora oficial a Schincariol, além dos apoios do Governo do Estado, Banco do Brasil, G Barbosa, Caixa Econômica Federal, Banco BMC, Hospital das Clinicas de Alagoinhas - HCA, Supermercado Todo Dia, Viação Cidade Sol, Cachoeira Veículos, Latapack Ball e Indústria de Bebidas Brasil Tropical.
Monitoramento com câmeras vai garantir
maior segurança aos filiões Os foliões que se preparam para curtir a micareta de Alagoinhas, entre os dias 13 e 15 de maio, encontrarão na avenida, além da animação dos grandes nomes da música baiana como Chiclete com Banana, Banda Eva, Timbalada, Harmonia, Parangolé, Pisirico, Araketu, Netinho, Tatau, Bragadá, Edcity e Leva Nóiz, segurança reforçada com câmaras espalhadas por todo circuito, que mais uma vez estará cercado por portões de acesso, com cinco barreiras monitoradas com detectores de metais. Poucos eventos de massa da Bahia contam com estrutura de segurança semelhante.
A Polícia Militar levará para as ruas um efetivo ainda maior do que no ano passado, com 1.850 homens que trabalharão durante os três dias da folia. Uma central de operações será montada no Colégio Municipal de Alagoinhas, onde também estarão montadas as estruturas da Ouvidoria, Juizado de Menores e outros órgãos e vai funcionar das 8h até o término da festa. Além da Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo e Bombeiros e representantes do Juizado de Menores estarão também nas ruas protegendo os foliões e de acordo com o Tenente Coronel Gildeon Fontes de Araújo, comandante do 4º Batalhão da PM, o evento contará com o apoio das unidades vizinhas, a exemplo de Rio Real, Entre Rios, Feira de Santana e de tropas especializadas como batalhão de choque, RONDESP, Esquadrão Águia de Feira de Santana, entre outros.
Mas a segurança não estará voltada apenas para dentro do circuito. A polícia também manterá o trabalho de monitoramento nos bairros, realizados diariamente, evitando desse modo que alguns problemas sejam evitados antes mesmo de chegar aos arredores da festa.
Albergue Infantil para
os filhos dos ambulantesOs ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Serviços Público - SESEP interessados em alojar seus filhos no Albergue Infantil que será montado no Centro de Educação Profissional - CEPA durante o Alafolia, deverão procurar a Secretaria de Assistência Social - SEMAS até o dia 13 - data de abertura oficial da festa - para realizar o cadastramento. A SEMAS está situada à Rua Professor Maurício Teles, 259, Centro, e funciona das 7h às 17h.
Sem limite de acesso, o Albergue vai alojar crianças de 02 aos 12 anos de idade e as inscrições só poderão ser realizadas mediante apresentação de autorização de comercialização emitida pela SESEP, além de documentação das crianças e dos pais, como CPF, RG e certidão da criança. O Albergue Infantil foi criado pela SEMAS em 2009, visando a proteção dos filhos de trabalhadores informais, evitando que fiquem expostos enquanto trabalham. As crianças inscritas terão acesso ao Albergue já no dia 13, abertura oficial do Alafolia, a partir das 16h. Elas serão devolvidas aos pais ou familiares na segunda-feira, 16, às 8h. Como nos anos anteriores, o Albergue estará funcionando nas instalações do Centro Profissional de Educação de Alagoinhas - CEPA, localizado próximo à Praça Rio Branco e vai contar com o apoio de toda equipe da SEMAS, integrantes do Conselho Tutelar, médico 24 horas, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogo.