Shows

ALAFOLIA REÚNE GRANDES NOMES MÚSICA AXÉ EM ALAGOINHAS PROXIMA SEMANA

vide
| 07/05/2011 às 07:02
Milhares de foliões vão brincar na Micareta de Alagoinhas, dias 13 a 15 de maio
Foto: Amilton André

   Alagoinhas se prepara para os três dias mais aguardados do ano: 13, 14 e 15 de maio, quando o Centro da cidade dá lugar ao circuito do Alafolia, uma das maiores e mais bem estruturadas micaretas do Estado. Entre as atrações deste ano, estão grandes nomes da música baiana como Chiclete com Banana, Banda Eva, Timbalada, Harmonia, Parangolé, É O Tchan, Pisirico, Saiddy Bamba, Carla Perez, Araketu, Netinho, Tatau, Bragadá e outros como Assombra, Edcity e Leva Nóiz, além das 26 bandas locais contratadas através da Prefeitura.
 
  Em 2011 a micareta conta com uma infraestrutura ainda melhor que a dos últimos anos e a expectativa é de que o público também seja superado, ultrapassando as 300 mil pessoas que circularam pela micareta durante os três dias de folia em 2010.   

   Um dos maiores eventos promovidos no município pela Prefeitura, o Alafolia se consagrou como um dos mais importantes e animados carnavais fora de épocsua própria históriaa da Bahia. Este ano, o Alafolia rende homenagem à sua própria história, prestigiando na avenida precursores como Os Turunas, Manifestos, Caciques, Magníficos, Valneijós, Milionários e outros artistas da terra que escreveram com seu talento a história da festa.

   Organizado pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer - SECEL em parceria com as demais Secretarias Municipais, o Alafolia foi resgatada pela atual gestão e desde 2009 vem atraindo um grande público que movimenta toda a cidade, gerando emprego e renda fomentando a economia local. Além da Schincariol, patrocinadora oficial do Alafolia 2011, também são parceiras da micareta de Alagoinhas o Governo do Estado, Banco do Brasil, Supermercado Todo Dia, Cachoeira Veículos, Caixa Econ"mica Federal, Banco BMC, Hospital das Clinicas de Alagoinhas - HCA, Viação Cidade Sol, Latapack Ball e Indústria de Bebidas Brasil Tropical.

   Com um circuito de mais de 2 km de extensão, a folia começa na Avenida Juracy Magalhães e encerra na Prefeitura. O secretário Luiz Ornelas destaca a importância do evento para o resgate da cultura do município e para o aquecimento de sua economia. Ele afirma que algumas readaptações estão sendo realizadas na estrutura da festa, a fim de atender melhor tanto o folião de Alagoinhas quanto os visitantes, que chegam dos quatro cantos da Bahia e também de outros estados para curtir os dias de folia. 

    SEGURANÇA

   Efetivos das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e representantes do Juizado de Menores estarão nas ruas protegendo os foliões. A Polícia Militar levará para o circuito um efetivo ainda maior do que no ano passado. Com 1.850 homens que atuarão nas ruas durante todos os dias da micareta, a ação conjunta vai garantir a segurança dos foliões por toda extensão do circuito. Haverá ainda policiais espalhados pelas cinco barreiras que dão acesso ao circuito do Alafolia, vistoriando os foliões com detectores de metais.

   De acordo com o Tenente Coronel Gildeon Fontes de Araújo, comandante do 4º Batalhão, a Polícia Militar reforça a segurança da micareta este ano com 07 câmaras espalhadas por todo o circuito, colocadas em pontos estratégicos para auxiliar o trabalho dos policiais, que também estarão posicionados estrategicamente em módulos elevados espalhados pelo circuito, em viaturas e motocicletas, realizando radiopatrulhas.

  "Todo o circuito estará circundado com barreiras formadas por homens com detectores de metais para assegurar o acesso desarmado ao circuito", garante o comandante, que afirma ainda que o evento contará com o apoio das unidades vizinhas, a exemplo de Rio Real, Entre Rios, Feira de Santana e de tropas especializadas como batalhão de choque, RONDESP, Esquadrão Águia de Feira de Santana, entre outros. Também será mantido o trabalho de monitoramento diário que será realizado nos bairros.