Mais uma vez, o desfile da Mudança do Garcia foi marcado pela irreverência e pelos protestos, nesta segunda-feira de Carnaval, 7 de março. Os vereadores que participaram do desfile e que compareceram ao Camarote da Câmara Municipal destacaram a importância da tradição no Carnaval de Salvador.
A vereadora Aladilce Souza (PC do B), que marca presença no evento todos os anos, considera a Mudança do Garcia "sempre uma renovação do espírito crítico e alegre dos baianos e turistas que participam do evento".
A proximidade com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, também foi lembrada pela vereadora Aladilce. "Aproveitamos a coincidência para reiterar a luta pelos direitos da mulher e contra a violência", afirmou.
Marta Rodrigues
A vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou que "a tradicional manifestação que ocorre na segunda-feira de Carnaval continua cada vez mais viva na festa de Salvador". Ela assinalou a irreverência como ponto alto. "Mais do que um protesto descontraído, a Mudança do Garcia representa a vitalidade da força do povo", disse.
Gilmar Santiago
Preocupado com o esvaziamento da festa, o vereador Gilmar Santiago (PT) criticou a proibição de carroças e animais na mudança. "É um absurdo. Faz parte da tradição da Mudança do Garcia. Esse caráter irreverente e essas manifestações não podem nunca deixar de acontecer. A festa esta perdendo força porque está perdendo seu caráter original", opinou.
Vânia Galvão
Consciente da importância da manifestação, a vereadora Vânia Galvão (PT) acha que a Prefeitura de Salvador deveria dar mais atenção ao evento. "Para mim, o Carnaval de Salvador, hoje, se resume a essa festa. A Mudança é um grande momento de expressão popular", declarou.
Manifestações
Protestos políticos e sociais, com muito humor, não faltaram na Mudança do Garcia deste ano. Manifestações exigindo do governador Jaques Wagner o pagamento do URV, contra a atual crise financeira instaurada na cidade, a favor da abertura Copa do Mundo em Salvador e criticando a demora para a finalização das obras do metrô foram os mais destacados.
Sandoval
Presente no Camarote da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (7), o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças da Casa, demonstrou preocupação com o enfraquecimento do Carnaval no circuito do Campo Grande (Centro da Cidade).
Além da preocupação, defendeu mais diversificação no Carnaval, em todos os circuitos, e pediu mais espaço para os trios independentes. Sandoval também destacou a importância de atrair os blocos mais conhecidos para "o circuito mais tradicional". Dentre as sugestões, ele propõe diminuir o valor dos blocos e os preços das arquibancadas para que todos possam curtir as atrações.