O prefeito João Henrique compareceu ontem (04), no Camarote Salvador, e ficou grato às saudações que as cantoras Ivete Sangalo e Cláudia Leite lhe fizeram. "Estas artistas levam a cultura de Salvador para os quatro cantos do planeta e sendo assim são muito importantes na captação de turistas. Este setor da economia é muito importante para a geração de emprego e renda em Salvador", frisou JH. De acordo com dados da Saltur, de 2009, o Carnaval tem uma geração de cerca de 200.000 postos de trabalho temporários.
O turismo beneficia direta ou indiretamente diversos setores da economia. Segundo a Saltur, o português, por exemplo, gasta, em média US$ 70,00, diariamente, em Salvador. O que mais gasta dos estrangeiros, no turismo de lazer, é o americano, com cerca de US$ 100,00 diários. O turismo movimente 53 setores da economia, pois é uma atividade que tem um grande cadeia beneficiada indiretamente. O turismo é responsável pela movimentação de 4,5% do PIB do país. Além das atividades turísticas, como hotelaria, agência de viagens etc., uma borracharia ou uma padaria, por exemplo, se beneficiam com a alta temporada.
"A cidade recebeu investimentos importantes na infra-estrutura turística, como a nova iluminação da Orla, restauração de atrativos turísticos do Farol da Barra e Mercado Modelo e requalificação urbana de praças e avenidas. Desenvolvemos ainda 17 novos roteiros turísticos, estimulando a visitação nos 7 Pontos Mágicos de Salvador para que o aumento do fluxo de visitação nestes locais proporcione o crescimento da receita turística para a cidade, contribuindo para o aumento da média de permanência do turista em Salvador", afirma o prefeito João Henrique.