Pelas ruas do Pelourinho, o som dos tambores e marchinhas anunciou, na tarde desta quarta-feira (2), a chegada antecipada do Carnaval. A XXI Lavagem da Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), reuniu cerca de mil participantes, entre funcionários, familiares e amigos na tradicional confraternização, que abre alas para a folia.
"É uma festa de extrema importância por celebrar a cultura baiana, prestando uma animada homenagem ao Carnaval. De tão tradicional, a Lavagem da Funceb, para muitos, acabou substituindo a abertura carnavalesca oficial", afirmou o secretário de Cultura, Albino Rubim.
O cortejo, batizado de Folia Cultural, saiu das proximidades da Praça Municipal, seguindo pelas Ruas Chile, da Ajuda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus até chegar ao Largo Pedro Arcanjo. Neste ano, o rei e a rainha da famosa festa do Centro Histórico foram os cantores Denny (Timbalada) e Aline Rosa (Cheiro), que desfilaram em carro aberto, arrastando muitos fãs e turistas.
"Fico muito feliz em fazer parte desta festa bonita e popular. Confesso que é a primeira vez que participo e, pelo calor humano, já me sinto em pleno Carnaval", disse Aline. "Já serei o príncipe da Timbalada neste ano e, aqui, estou antecipado meu reinado. Estou lisonjeado", completou Denny.
Organizada pelos funcionários da Funceb, a festa foi embalada pela Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô. Ao longo do trajeto, baianas lavaram as ruas com muita água de cheiro, garantindo bênçãos aos foliões. No meio da animação, a funcionária mais antiga da Funceb, Ivone Juncá. "Tenho 37 anos de casa e participo desta festa desde sua primeira edição, há 21 anos. O clima é sempre assim, tranquilo e muito animado. Nunca vi sequer um empurrão".
A festa não tem patrocínio nem fins lucrativos. Os funcionários, familiares e amigos compram a camisa da Lavagem. A verba arrecadada permite o custeio da organização. "Acho maravilhoso ter este momento de confraternização tão descontraído e diferenciado de todas as outras instituições que conheço. Venho sempre, colaboro, me divirto, adoro!", disse outra funcionária da Funceb, Moema Viana.
Histórico
A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989, quando a instituição ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris, e prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gil (ex-Banda Beijo), Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fábio e Tatau. Atualmente, o evento já faz parte do calendário de festas de Salvador.