Shows

RIO DE JANEIRO MUDA PERFIL DO CARNAVAL COM MILHARES EM BLOCOS

VIDE
| 28/02/2011 às 07:13

A poucos dias para o carnaval, a folia já tomou conta das ruas do Rio de Janeiro. O tempo bom ajudou e cerca de 500 mil pessoas acompanharam os desfiles pré-carnavalescos dos blocos de ruas, no sábado (26) e neste domingo (27), em vários pontos da cidade. Segundo a Riotur, 1.711 banheiros químicos foram espalhados pelos bairros onde houve concentração de foliões.

A banda do Simpatia É Quase Amor é seguida por uma multidão na Avenida Vieira Souto, na orla de Ipanema (Foto: Luiz Costa Jr./G1)A banda do Simpatia é Quase Amor foi seguida por uma multidão na orla de Ipanema (Foto:Luiz Costa Jr./G1)


Famílias inteiras participaram da festa que antecipa o clima de carnaval. Da orla e em seu entorno saíram vários blocos como o Simpatia é Quase Amor, Empolga às Nove, Bloco da Preta, Chora me Liga e Suvaco do Cristo. No total, a cidade teve 102 blocos desfilando pelas ruas da Zona Sul, Zona Norte, Barra e Zona Oeste.

Agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a da Guarda Municipal detiveram 205 pessoas flagradas fazendo xixi nas ruas durante os desfiles pré-carnavalescos de blocos no sábado (26) e neste domingo (27), no Rio. Desse total, 43 foram abordados na passagem do bloco Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, na Zona Sul.


saiba mais

Em outro ponto da cidade, os agentes detiveram 13 pessoas no Bloco da Preta, em Ipanema, também na Zona Sul. Segundo a Seop, 266 veículos foram rebocados e outros 753 multados por estacionamento irregular.

No sábado, durante o desfile do Imagino Agora Amassa, foram detidas 33 pessoas. No Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, foram 44 flagrados também conduzidos para a 14ª DP. Já na sexta (25), durante o Cordão da Bola Preta, no Centro, foram detidas 72 pessoas que urinavam nas ruas. Eles foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).

Agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados no fim de semana: 300 tirinhas de cachaça, 380 cervejas, 120 refrigerantes e 16 garrafas de água. A Coordenação de Controle Urbano da Seop também auxiliou nas estruturas dos blocos de rua retirando os ambulantes que atuavam ilegalmente na área de concentração.

Irreverência e criatividade

Um Batman e uma Mulher Maravilha se divertem durante a passagem do bloco Suvaco do Cristo pelas ruas do Jardim Botânico (Foto: Tássia Thum/G1)Um Batman e uma Mulher Maravilha se divertiram
no Suvaco de Cristo(Foto: Tássia Thum/G1)

Para se destacar na multidão que seguiu o bloco Suvaco de Cristo, na manhã deste domingo (27), no Jardim Botânico, o público abusou de fantasias criativas e irreverentes. As roupas coloridas e os óculos estilo "New wave" do grupo Restart foram incorporados por um grupo de amigos. Os ex-jogadores Ronaldo e Bruno também foram lembrados pelos foliões.

O cortejo saiu da Rua Jardim Botânico, na esquina da Rua Faro, e seguiu até ao Baixo Gávea. A Riotur, órgão responsável pelo turismo da Prefeitura do Rio, calcula que cerca de 35 mil pessoas acompanharam o bloco.

Samba do polvo e do Alemão

No carnaval deste ano, os compositores do bloco criaram um samba com sátiras ao polvo Paul, o vidente da Copa do Mundo de 2010, e a ocupação da polícia no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. O refrão do samba "O polvo Paul na Alemanha, o Bope pou pou pou no Alemão" foi aprovado pelos foliões.

Encarar a maratona pré-carnavalesca exige fôlego e animação. Ainda neste domingo, mais de 50 blocos desfilaram pela cidade. O Empolga às 9 começou o ensaio na Praia de Ipanema, a partir das 16 horas. No Centro, o Escravos da Mauá arrastou uma multidão. O desfile começou ao meio-dia, na Praça Mauá.

Outros blocos
Pela primeira vez no carnaval carioca, o bloco carnavalesco Fala Bobagem agitou diversos foliões, neste domingo (27), na Praça Paulo Setúbal, mais conhecida como pracinha da Cetel, localizada na Vila da Penha, no subúrbio. A ideia partiu de vários amigos do grupo intitulado "Futebol, Suor e Cerveja", que se encontram todo domingo para uma partida na praça.

loco carnavalesco Fala Bobagem agitou diversos foliões, durante a tarde deste domingo (27) (Foto: Renata Santos / G1)Fala Bobagem agitou diversos foliões, durante a tarde deste domingo (27) (Foto: Renata Soares / G1)


Um dos blocos mais tradicionais e aguardados do carnaval carioca, o Simpatia é Quase Amor fez seu desfile pré-carnavalesco pelas ruas de Ipanema, na Zona Sul do Rio, na tarde de sábado (26). Os organizadores estimam que mais de 70 mil pessoas seguiram o cortejo animado por sambas e marchinhas. A bateria empolgou os foliões, que capricharam com fantasias.

A origem das cores lilás e amarelo tem controvérsias. Alguns fundadores dizem que elas homenageiam a embalagem de um conhecido antiácido, usado para aliviar a azia e má digestão. Já outra parte do grupo afirma que amarelo e lilás eram as cores do biquini de uma típica garota de Ipanema.

Já na Zona Norte, crianças e adultos se fantasiaram para brincar nos blocos Vai tomar no Grajaú e Bigode Esticado do Méier. No Centro, ainda na sexta-feira (25), o Cordão da Bola Preta carregou 100 mil pessoas, muitas que saíram do trabalho direto para a folia, na Avenida Rio Branco.