Para abrir as comemorações do Carnaval de Ilhéus de 2011, a festa contará com um dos blocos que já se tornaram tradição na cidade: o Bloco da Saúde, que reúne centenas de profissionais que atuam nas diversas áreas deste importante setor, além de convidados. Assim como nos anos anteriores, além de animar os foliões, o bloco chamará atenção da comunidade para uma campanha educativa.
O bloco desfilará, sexta-feira (4) a partir das 19 horas, na avenida Soares Lopes, com a concentração em frente ao Cine Santa Clara. Durante o percurso, o grupo será acompanhado por uma banda, que tocará desde as antigas marchinhas às músicas mais atuais. Também será feita a distribuição de preservativos e material informativo para a população, além da divulgação de mensagens sobre preservação e promoção da saúde.
Segundo a coordenadora do Centro de referência em DST/HIV/Aids de Ilhéus, Kátia Araújo o bloco da saúde tem o intuito de conscientizar a população de maneira educativa e divertida sobre os perigos da Aids. Kátia disse ainda que essa é uma excelente forma de integrar os profissionais e levar uma mensagem de saúde.
Na terça-feira (8), o bloco desfilará novamente pela avenida Soares Lopes, às 17 horas, só que desta vez integrará o grupo pacientes de núcleos e programas da área de saúde, incluindo portadores de HVI, hipertensos e idosos, que além de divulgarem mensagens de saúde, comemorarão também o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta data. O bloco contará com o apoio da Coordenação da Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde, e do Núcleo da Mulher.