Shows

POPULAÇÃO DE ILHÉUS PARTICIPA DA LAVAGEM DA ESCADARIA DA CATEDRAL

vide
| 16/01/2011 às 12:25
  Aconteceu ontem a  Lavagem da Escadaria da Catedral em homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e machadeiros de Ilhéus. Considerado um dos eventos mais tradicionais do calendário de festas populares do município, a Lavagem da Catedral é recheada de simbolismos e significados culturais. Além da participação de nativos e turistas, o evento será marcado, mais uma vez, pelo tradicional cortejo formado por baianas, capoeiristas, integrantes de blocos afros e membros de terreiros
de candomblé, entre vários outros.


A concentração dos participantes do cortejo começou por volta das 10 horas, na avenida Dois de Julho, em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, entidade que realiza o tradicional evento, com o total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. O cortejo, a população e as tradicionais carroças percorrerão algumas das principais ruas do centro até chegar à avenida Soares Lopes e seguir em direção à praça Dom Eduardo, local onde outras pessoas costumam se juntar às celebrações. Enquanto as baianas estarão ‘lavando' os degraus com muita água de cheiro e pedidos de proteção, um carro pipa fará a alegria do público. Após cumprir o ritual, o cortejo seguirá até a Dois de Julho, onde barracas de bebidas e comidas típicas e shows de artistas locais aguardarão o público para a continuação dos festejos.


De acordo com a coordenação, além deste sábado (15), haverá festa na avenida Dois de Julho, no período da noite, inclusive com a apresentação de bandas musicais, nos dias 19, 20 (Dia de São Sebastião), 21 e 22. A festa, realizada há mais de quatro décadas, é considerada uma junção entre o sagrado e o profano. Enquanto que a Puxada do Mastro e a Lavagem da Escadaria da Catedral marcam esse sincretismo, a novena, que começou na terça-feira (11), cumpre programação religiosa promovida pela Diocese de Ilhéus. Este ano, a novena seguirá até o dia 20 deste mês, data dedicada ao santo. Para este dia, a programação inclui alvorada à meia-noite; missa solene às 9h30min; caminhada de fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16h30min; e encerramento oficial, com uma grande celebração eucarística, por volta das 18 horas.