Shows

CORTEJO AFRO PROMOVE SEU ENSAIO NESTA SEGUNDA NO LARGO TEREZA BATISTA

vide
| 03/01/2011 às 12:24
Banda do Cortejo Afro agita o Pelourinho nesta segunda-feira, 3
Foto: Edgar de Souza

Com o auxílio de um grande sombreiro, o Cortejo Afro prossegue com a sua temporada de ensaios no Largo Tereza Batista, sempre às segundas-feiras, dias 03, 10, 17, 24 e 30 de janeiro, a partir das 20h. Os ensaios fazem parte da programação do Pelourinho Cultural, programa ligado à Secretaria de Cultural do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).


O Cortejo Afro nasceu do Bloco Cortejo Afro no bairro de Pirajá, em 1998. O artista plástico Alberto Pitta idealizou o grupo recreativo, utilizando as influências do continente africano na cultura e na arte baianas. Com o respaldo artístico de Alberto, o bloco recebeu ainda a orientação espiritual da Yalorixá Anízia da Rocha Pitta, conhecida também como Mãe Santinha, sendo formado dentro do terreiro de candomblé Ilê Axé Oiá. 


De acordo com a produtora do Cortejo Afro Andréa Nascimento, os espetáculos do grupo mostrarão a arte e a cultura baianas. "Em janeiro, nós estreamos um show novo, com um novo repertório e com novo figurino. Não deixa de ser uma preparação para o Carnaval. Além das composições dos cantores, a gente fará releituras", disse Andrea e acrescentou sobre os elementos do Cortejo, "o sombreiro faz alusão às cortes africanas, pois muitos eram reis e rainhas. O Cortejo Afro apresenta o branco, o azul e a cor prata, que simbolizam Oxalá".


Hoje, o Cortejo Afro apresenta ao público uma mistura entre as batidas dos tambores afro-brasileiros com as da música eletrônica e mundial. Um dos destaques do show está na apresentação do ator Veko Araújo, que vestido com roupas prateadas e portando um enorme sombreiro, anima a todos da plateia. Já a musicalidade do Cortejo Afro fica por conta dos percussionistas e mestres que são acompanhados vocalmente pelos cantores Marquinhos Marques, Walmir Brito e Claudia Costa.



Serviço:

Ensaios do Cortejo Afro

Quando: 03, 10, 17, 24 e 30 de janeiro

Onde: Largo Tereza Batista

Horário: às 20h  

Valor: R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia entrada)