vide
Troca de feijão por ingressos na arquibancada da Alafolia que começa sexta
Foto: Amilton André
Muitas pessoas estiveram nesta quinta-feira, 29, no
estacionamento em frente à Prefeitura de Alagoinhas, para adquirir seus
ingressos e garantir um lugar na avenida, onde poderão
ver mais de perto as atrações da micareta que começa nesta sexta. Cada dois
quilos de feijão valem uma pulseira para a Arquibancada Popular, que este
ano estará mais amplo, atendendo um número ainda maior de populares.
A equipe da Secretaria de Assistência Social - SEMAS responsável
pelas trocas, estarão novamente amanhã no mesmo local, desta vez das 8h às
12h e de 14h às 17h, arrecadando os alimentos que serão posteriormente
doados às famílias mais necessitadas do município.
Para evitar a ação de cambistas, cada pessoa terá direito a
adquirir até três pulseiras. A Arquibancada Popular funcionará durante os
três dias da folia - de 30 de abril a 2 de maio - e crianças até cinco anos
não pagam ingresso. Com cobertura e sanitários adequados, a Arquibancada
Popular tem capacidade para 400 pessoas.
Os alimentos serão entregues a instituições de cariedade.
TRÂNSITO VEÍCULOS
Para garantir a segurança e o conforto dos foliões durante a micareta, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT realiza operação de mudança no trânsito do Centro da cidade, a fim de promover o ordenamento do tráfego de veículos e pedestres. E para direcionar melhor o cidadão folião, a SMTT lançará a partir desta quinta-feira, uma cartilha com orientações sobre transportes coletivos, táxi, moto-táxi e alternativos, no que diz respeito a mudança de pontos durante o período da festa.
De acordo com o capitão Alberto Menezes, todas as ruas principais que dão acesso ao circuito serão interditadas. "Teremos o fechamento fixo das Ruas Brasilino Viegas, Terceira Travessa e Coronel Pedro Dantas. Essas ruas serão fechadas porque ali são os pontos de partida dos trios elétricos", explica o capitão. Haverá também um fechamento móvel nas demais ruas, que será aberto nas manhãs da folia e serão fechadas duas horas antes do desfile dos trios.
O Terminal de Coletivos será o ponto central para os usuários de transporte público, além dos pontos em frente à Clínica Vida, na Praça Rui Barbosa, em frente à Microlins e HCA. Há também os pontos ao lado da Maternidade Municipal, na Avenida Juracy Magalhães e no ponto do beiju.
Os táxis ficarão posicionados nos pontos das Ruas D. Pedro II, Conselheiro Franco e Dr. Carlos Azevedo. Já os moto-táxi estarão disponíveis nas Ruas Conselheiro Franco e Padre Vieira. E há ainda os pontos de transporte alternativo, localizados nas ruas já citadas e também na 24 de Maio, Conselheiro Saraiva e José Bonifácio. Todos estes são pontos regulamentados e autorizados pela SMTT.
"O folião deve utilizar motocicletas cadastradas pela SMTT, as motos padronizadas, pois assim a segurança estará garantida", enfatiza o superintendente Alberto. "A gente pede cautela, sobretudo ao cidadão que vai circular pelo centro da cidade, o folião que estará ingerindo bebida alcoólica, porque é preciso ter ainda mais cuidado do que nos dias normais", diz o capitão.