Shows

MICARETA ALAGOINHAS DÁ LARGADA NA PRÓXIMA SEXTA COM GRANDES ATRAÇÕES

vide
| 26/04/2010 às 18:00
Quase tudo pronto para o Alafolia que começa dia 30
Foto: Amilton André

            Com um circuito de mais de 2 km de extensão, o ALAFOLIA começa na Av. Juracy Magalhães e encerra na Prefeitura, contando com camarotes, arquibancadas, espaços vips e reservados para pessoas com necessidades especiais. Este ano, uma das grandes novidades da festa é o Albergue dos Ambulantes, espaço criado pela Prefeitura, que garantirá a esses trabalhadores uma área bem estruturada, onde eles possam descansar nos intervalos da folia. "No Albergue, os trabalhadores vão ter um lugar digno pra tomar banho, pra dormir, se alimentar e pra guardar seus pertences", explica Iamara.


         Espelhando-se no sucesso do Albergue Infantil criado pela SEMAS em 2009 - e que ganha ampliação neste ano -, o Albergue dos Ambulantes será montado em uma arena, próximo à Igreja Matriz, no Centro da cidade. "Foi olhando para o projeto do Albergue da SEMAS que nós preparamos esse espaço para os ambulantes", diz Iamara. O Albergue Infantil é um projeto inovador, que se tornou referência para outras cidades.


         Para a secretária, o Albergue Infantil é uma das grandes realizações do
ALAFOLIA, pois vem melhorando cada vez mais a sua estrutura: "Um trabalho maravilhoso, um projeto pioneiro da SEMAS, com capacidade para mais de 300 crianças, com brinquedos, cineminha, seis refeições por dia, posto médico 24 horas e muito mais", afirma.


         "Queremos evitar que esses ambulantes acampem nas ruas, muitas vezes dormindo ao relento, em colchões ou papelões. O nosso objetivo é dar dignidade aos ambulantes e oportunidade pra que tudo se organize", diz a secretária. E lembra: "É um período que a cidade está com um movimento maior. Vamos receber muitos turistas, a expectativa da polícia é de 30% a mais de foliões que no ano passado. O evento tem que crescer, mas tem que crescer com segurança".


         SEGURANÇA

         E segurança é o que não vai faltar àqueles que estiverem na cidade para a micareta. Além de uma nova iluminação que contemplará todo o circuito, haverá ações preventivas como o uso de detectores de metais e a abordagem pessoal, somadas a um esquema especial montado pelas forças policiais. O folião terá ainda, acesso a um espaço onde poderá criticar e sugerir mudanças, através da Ouvidoria, que montará espaço específico para este fim.

          
          Outra grande novidade para este ano será o camarote para cadeirantes, um espaço de 36 metros quadrados, com todo o conforto para esses foliões, com banheiros químicos apropriados, todo coberto, com rampas de acesso para 15 a 20 cadeirantes por turno e seus acompanhantes.

        
          E para garantir o padrão de qualidade que a festa ganhou em 2009, a Prefeitura conta com o apoio das Secretarias Municipais, atuando em diversas frentes, como a Saúde, que realiza a inspeção prévia das condições de higiene das barracas e trios atuantes, além de posicionar estrategicamente ambulâncias da SAMU 192 no circuito e realizar a distribuição de camisinhas.  

           
     Localizada a 107 km da capital baiana, com aproximadamente 140 mil habitantes, Alagoinhas dispõe de toda estrutura necessária para garantir o conforto e a qualidade daqueles que participam do ALAFOLIA. A cidade conta com uma rede hoteleira que se expande a cada ano. Nos próximos dias, por exemplo, será inaugurado um novo hotel de seis andares, considerado o maior em funcionamento em toda região nordeste da Bahia. A previsão é a de que o empreendimento já esteja funcionando durante o Alafolia.