O desfile de blocos afros pelo Circuito Quilombola, na avenida João Durval Carneiro, na noite de sábado (17), encantou a platéia pela performance e inovação. Com incentivos do projeto Ouro Negro, as entidades ganharam dimensão e, consequentemente, mais projeção.
Durante a noite, seis entidades afros se revezaram no desfile. Nelson Mandela, da Rua Nova, explorou o tema "Mãe África", contando a história dos africanos que vieram para colonizar o Brasil, falando de raça, das antigas senzalas e das atuais favelas de palafita.
O carro alegórico exibia uma foto gigante de Nelson Mandela, enquanto a bateria arrancou aplausos com a performance e evolução. Uma exibição jamais vista de um bloco afro pelo espaço.
Em seguida foi a vez de Flor de Ijexá, campeã do ano passado, que veio para a avenida trazendo homenagem ao Egito dos Faraós. O bloco entrou pelo principal circuito da festa, o Maneca Ferreira, encantando a multidão.
DANIELA
Eram 23 horas deste sábado (17), quando a rainha da axé music Daniela Mercury invadiu a área dos camarotes no trio elétrico Barretão, arrastando o folião pipoca no Circuito Maneca Ferreira. Ninguém resistiu ao som da música "Maimbê Dandá" e milhares de foliões saíram do chão.
Ao parar em frente ao camarote do prefeito Tarcízio Pimenta, a cantora anunciou a música seguinte, "Princesa dos Olhos d'Água", de sua autoria em homenagem à Feira de Santana, Princesa do Sertão.
Antes de entoar a bela canção, que pelo sentimento da letra mais parece um hino, o secretário de Cultura, Esporte, Euclides Artur Andrade, subiu no trio para entregar à Daniela Mercury um buquê de flores, em nome da Prefeitura de Feira de Santana.
"Esta é uma homenagem do Município à nossa rainha, enviado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pela primeira dama, Graça Pimenta", disse.
Enquanto agradecia ao secretário e simultaneamente ao prefeito e a primeira dama, que do camarote acompanhavam a apresentação, Daniela Mercury destacou que a Micareta de Feira é a única do país que ela participa. "Já venho há três anos e agora não vou me acostumar mais ficar loge", frisou.
Em seguida, foi a vez da cantora prestar a sua homenagem à cidade com a canção "Santana dos Olhos d'Água/ Princesa do Sertão/ Por onde o amor passa/ e deixa sempre o coração/ Feira de Santana/Princesa do Sertão".
Também acompanharam o show de Daniela Mercury do camarote do prefeito, as suas filhas, Bruna e Brenda Pimenta, ex-governador da Bahia Paulo Souto, ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy, ex-prefeito de Feira José Ronaldo de Carvalho, deputado estadual Fernando Torres, ex-secretário de Habitação Antônio Carlos Borges Júnior, secretários municipais, vereadores e convidados.
As cantoras Margateth Menezes, Márcia Porto e Céliah Zaiin também foram personalidades da música que receberam homenagens da Prefeitura