A fórmula deu certo. Com fantasias luxuosas, muitos adereços e um samba-enredo de fácil assimilação, a escola de samba Rosas de Ouro venceu o Carnaval de 2010 de São Paulo. "Cacau: Um grão precioso que virou chocolate sem dúvida, se transformou no melhor presente!" levou o chocolate à avenida e trouxe o troféu à escola, depois de 16 anos sem conquistar o título -- no ano passado, a Rosas ficou em terceiro lugar.
A apuração foi emocionante e só foi decidida quando anunciaram a avaliação do último jurado do último quesito, comissão de frente.
A disputa, então, ficou entre Rosas de Ouro e Mocidade Alegre. Rosas de Ouro recebeu quatro notas dez e uma 9,75. Pelas regras da votação, a nota mais alta e a mais baixa são descartadas. Com isso, ela ficou com três notas dez e atingiu a pontuação máxima de 270.
![]() |
Mocidade Alegre tirou três notas dez e duas 9,75. Descartadas a maior e a menor nota, ficou com dois dez e uma 9,75, somando no total 269,25. Perdeu por uma diferença de 0,25. O terceiro lugar ficou com a Vai-Vai, que somou 269,25.
Os jurados foram unânimes em quatro categorias, dando nota dez para a Rosas de Ouro em samba-enredo, bateria, harmonia e fantasia. A escola da Freguesia do Ó entrou com 4.500 componentes, divididos em 24 alas e 5 carros alegóricos.
Vai-Vai fica em terceiro lugar
Imperador do Ipiranga e Leandro de Itaquera foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.
A Rosas contou a história do cacau. Dos povos antes de Cristo até a fábula de Willy Wonka, retratado no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates" (Mel Stuart, 1971), a ideia surgiu a partir da parceria com a rede de chocolates Cacau Show no ano passado, quando a Rosas ficou em terceiro lugar com o samba-enredo Meu sonho vale ouro.
O tema do enredo, Cacau é show, no entanto, foi alterado menos de um mês antes do desfile. Segundo Angelina Basílio, a Rede Globo, detentora exclusiva do direito de transmissão do Carnaval 2010 para televisão, "sinalizou" que a frase suscitaria o nome da marca. No contrato da emissora, não é permitida a realização de propaganda e ações de merchandising durante os desfiles. A escola acatou para evitar problemas e o enredo mudou o nome. A frase "o cacau é show" do samba-enredo virou "o cacau chegou".
A comemoração não será feita no sambódromo. Em nota, a SPTuris (São Paulo Turismo) informou que a decisão foi tomada 'a pedido do Ministério Público Estadual, em consonância com a Polícia Militar, que alegou não ter condições de fazer a segurança adequada no local'. Assim, os vencedores levarão a alegria e o prêmio para a quadra da escola, na Rua Coronel Euclides Machado, 1066, no bairro da Freguesia do Ó.