Shows

VEREADORES ESCOLHEM 5 PRINCIPAIS AÇÕES PARA APRIMORAR REINADO MOMO

vide
| 14/02/2010 às 18:28
Luis Caldas e Orlando Tapajós dois gigantes da festa em Salvador
Foto: Ronaldo Silva

Ao visitar o camarote da Câmara Municipal de Salvador, neste domingo (14), vereadores, secretários estaduais e municipais, políticos e pessoas envolvidas com a organização da festa são convidados a responder a uma enquete e eleger as cinco principais ações que devem ser priorizadas para aprimorar o Carnaval de Salvador.

O presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB), parabenizou a Prefeitura pela organização e reafirmou o propósito da Casa de ser espaço aberto para as discussões sobre o Carnaval. "Precisamos manter as discussões para aprimorar o Carnaval e a Câmara é o espaço apropriado para isso", diz. com o slogan "Os próximos 60 anos do Carnaval passam por aqui", o camarote da Câmara faz uma alusão às homenagens pelos 60 anos do trio elétrico.


Para a vereadora Aladilce Souza (PC do B), como parte do poder público municipal, a Câmara tem obrigação de debater sobre a festa e acompanhar sua organização junto ao Conselho do Carnaval. "Temos uma das maiores festas populares do mundo e precisamos garantir que o Carnaval seja um elemento de afirmação e preservação da nossa cultura", diz a vereadora.

Investimento em segurança, ordenamento do trânsito, melhoria do transporte público, redefinição de trajetos para descentralização da folia, reforço dos carnavais dos bairros e maior espaço para o folião pipoca. Esses foram os itens destacados por Aladilce como prioritários para aprimorar o Carnaval.


Para Pedrinho Pepê (PMDB), é preciso voltar as atenções para o Carnaval do Centro da cidade, que tem perdido espaço. "A saída do Chiclete com Banana do Centro é uma perda muito grande para o tradicional Carnaval da avenida", avalia, destacando que há um movimento de se valorizar excessivamente o Carnaval da Barra, por conta da exploração dos camarotes ali instalados. "Há uma concentração de investimentos na Barra e Ondina em detrimento do Centro", completa. 


Melhor Carnaval


Também presente ao circuito Osmar neste domingo, o vereador Alcindo da Anunciação (PSL) reforça a importância de fazer com que as discussões sobre o Carnaval passem obrigatoriamente pela Câmara Municipal. "Nós temos que atuar junto com a prefeitura para garantir o melhor do Carnaval".


Diante da importância da festa de Momo para a cidade, o vereador Everaldo Bispo (PMDB) diz que "a segurança é fator fundamental, tanto para os próprios baianos quanto para os que visitam a nossa cidade, com vocação natural para o turismo". Além disso, destaca a necessidade de se aprimorar o transporte público para garantir maior mobilidade durante os dias da folia.


"Como uma festa democrática, é preciso repensar o Carnaval para acolher as pessoas que curtem um outro estilo de festa, que querem festejar de outro jeito, em retiros, por exemplo", diz o vereador Joceval Rodrigues (PPS), preocupado com a necessidade de se criar espaços alternativos e descentralizar o Carnaval.


Também estiveram no camarote da Câmara neste domingo os vereadores Edson da União (PMN), Dr. Pitangueira (PRB), Giovanni Barreto (PT), Marta Rodrigues (PT) e Olívia Santana (PCdoB).


Campeão de natação no Circuito Osmar


Campeão de natação e um dos trunfos nacionais para novas conquistas olímpicas, Allan do Carmo também esteve no camarote da Câmara, onde foi recebido festivamente por vereadores, convidados e a imprensa.

"Não poderia deixar de prestigiar o Carnaval de Salvador, uma festa maravilhosa", disse Allan. Ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos (Rio 2007), é bicampeão do Campeonato Sul-americano Juvenil, nos 10 km (2005 e 2007), campeão dos Jogos Sul-americanos, nos 5 km (2006), vice-campeão brasileiro (2006) e vencedor da Travessia dos Fortes, na praia de Copacabana (RJ), em abril do ano passado.