Shows

ATRASO E DESORGANIZAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR

vide
| 12/02/2010 às 09:15
Com a festa já iniciada na Barra. Campo Grande atrasa duas horas
Foto: AGECOM
  (Por Marivaldo Filho)

A festa de abertura oficial do Carnaval que comemora os 60 anos de trio elétrico na Bahia foi marcada pelo desfile no Campo Grande da fubica original, criada por Dodô e Osmar, nesta quinta-feira (11). Numa noite recheada de improvisos e atrasos, o prefeito João Henrique entregou as chaves da cidade ao Rei Momo Pepeu Gomes que pediu paz para os foliões neste ano.


Espremidos dentro da fubica, além de João Henrique e de Pepeu Gomes, o governador Jaques Wagner, as primeiras-damas do Estado e do Município e os músicos. "Comemorando os 60 anos de trio, declaro aberto o Carnaval de Salvador", decretou João Henrique.


A idéia inicial era para que a inauguração do Carnaval de 2010, que começou com aproximadamente 2h de atraso, fosse realizada em um palanque maior e mais adequado para a ocasião. Por causa da demora, o jeito foi realizar a entrega da chave da cidade no Trio Armandinho, Dodô e Osmar.


Após receber a chave do prefeito, Pepeu Gomes ficou frustrado com o atraso do trio que ele iria desfilar. Até à meia-noite desta sexta-feira, os técnicos ainda tentavam resolver os problemas hidráulicos do veículo.


Participação Popular -
A rainha Lorena Nagle e as princesas Larissa Soares e Taina Portela fizeram a alegria dos marmanjos de plantão quando subiram no trio. Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, quando o Carnaval foi aberto oficialmente bem longe dos circuitos tradicionais, desta vez a comemoração contou com uma marcante participação do público que interagiu com os gestores da festa.


Neguinho do Samba e Márcia Rodrigues -
Momentos antes da entrega da chave da cidade foi inaugurado a Central de Gestão do Carnaval Neguinho do Samba e o Centro de Imprensa Márcia Rodrigues.


Na Central de Gestão do Carnaval vai funcionar o Centro de Imprensa Márcia Rodrigues, uma homenagem à jornalista que morreu precocemente em 2008, aos 37 anos de idade. Ligadas a Central, seis ilhas operacionais distribuídas nos principais pontos da folia (Av. Centenário, Sabino Silva e Ademar de Barros, Praça Castro Alves, Jardim Suspenso e Vale do Canela) transmitirão aos gestores as informações, ocorrências, procedimentos e ações relacionadas a maior festa popular do planeta.


Além disso, o Carnaval contará com um sistema de vídeomonitoramento cobrindo todos os três circuitos da folia: Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho).