Dentro das iniciativas de revitalização do Carnaval da Praça Castro Alves, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Bahiatursa, anuncia uma novidade para a festa deste ano, a Varanda do Glauber, um ambiente com uma programação musical especial que funcionará no Espaço Unibanco (antigo Cine Glauber Rocha) no período da folia momesca.
O local receberá, de sexta a terça, a partir das 18 horas, uma série de shows de artistas diversos como Sarajane, Lateral Elétrica, Márcia Castro, Lucas Santtana, Os Mascarados, Arto Lindsay, banda Ava (uma das filhas de Glauber Rocha), entre outros cantores, bandas e DJs. Além do espaço aberto ao público, a parte interna do cinema funcionará como um camarote especial, onde o Governo do Estado irá recepcionar artistas, personalidades, autoridades, formadores de opinião e jornalistas.
A Varanda do Glauber funcionará a partir de sexta-feira (12). Os horários de funcionamento são: na sexta e sábado, das 20h às 2h, no domingo e segunda, das 16h às 22h e na terça-feira, a partir de 18h até às 6h de quarta-feira (17). Os shows do palco acontecerão nos intervalos da passagem dos trios (confira a programação no final do texto).
O projeto atende uma reivindicação dos foliões que freqüentam a praça e ficam sem opções nos intervalos entre um trio e outro. Segundo o secretario Marcio Meireles, a idéia é beneficiar especialmente o folião pipoca, que terá uma opção de artistas de diversos estilos, do axé ao contemporâneo. "A idéia foi apresentada ano passado por Arto Lindsay, mas não conseguimos viabilizar. Esse ano, ele falou com o gestor do Espaço Unibanco, Claudio Marques, e compramos a idéia. O governador também achou importante e viabilizamos com parceiros", explica Meireles.
O projeto está em sintonia também com o programa de reabilitação do Centro Antigo, que vem sendo construído pela Secretaria de Cultura. Segundo o secretário, a parceira com o Espaço Unibanco foi fundamental, já que é um investimento privado que tem tudo a ver com o programa do Centro Antigo. "É um espaço sustentável, que não tem recursos do estado, tem uma programação estável e cria fluxo na região". Com a Varanda, a proposta é contribuir com a revitalização da Praça Castro Alves. "Queremos que se torne um espaço e um trabalho autosustentável, que vire um projeto mais do Espaço do que da Secretaria", afirma o secretario.
A parceria com a Bahiatursa também foi fundamental, garantindo recursos para produção do espaço. "É uma ação importante. Uma nova opção para revitalização do Carnaval do Centro Histórico, sobretudo na Praça Castro Alves, palco de tantas manifestações que enriqueceram e foram fundamentais para o estágio em que o carnaval se encontra hoje, considerando que é a maior festa popular do planeta", Emília Salvador Silva, Presidente da Bahiatursa.
Revitalização do Centro
"Quando nós fizemos esse projeto de revitalizar o cinema, pensamos sempre na revitalização do entorno e do carnaval antigo. Sempre fez parte do nosso projeto", diz Claudio Marques, idealizador e coordenador do Espaço Unibanco. O coordenador destaca a importância da Praça Castro Alves considerada um ponto de encontro entre diversos signos importantes de nossa cultura. "A praça é a encruzilhada entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, é onde Gregório de Matos e Castro Alves se encontram. São signos muito fortes. Não poderíamos passar mais uma vez sem lembrar o que foi o carnaval do passado nessa praça e sem começar a reinventar um novo carnaval", afirma.
Além da preocupação em revitalizar a Praça Castro Alves, a Varanda do Glauber vai servir como plataforma para apresentar nomes da cena musical baiana. Um apanhado com alguns dos nomes da música contemporânea que vem chamando atenção da crítica, mesclados a nomes da axé music. "Acho maravilhosa essa proposta. Um palco como esse é muito importante porque aquela região ficou muito abandonada, principalmente a Praça Castro Alves. Revitalizar a praça como ponto de encontro de artistas, como espaço de celebração cultural é fundamental para quem gosta e quer preservar o carnaval no Centro", diz a cantora Márcia Castro, que está montando uma apresentação com repertório especial feito especialmente pra essa apresentação.
Camarote
Um espaço para celebrar a arte e recepcionar a classe artística, formadores de opinião, personalidades, autoridades, políticos e jornalistas. Essa é a proposta do camarote da Varanda do Glauber, com ares modernos e inspirados na pop art, com cores estouradas e fotos em preto e branco da década de 50 e 60.
Confira a Programação:
sexta, dia 12
20h/22h - Sarajane
22h/00h - Dj Pinduca
00h/02h - Três na folia
sábado, dia 13
20h/22h - Juliana Ribeiro
22h/00h - Dj Nara Gil
00h/02h - Lateral elétrica
domingo, dia 14
16h/18h - Márcia castro
18h/20h - Dj Mangaio
20h/22h - Grupo Bambeia
segunda, dia 15
16h / 18h - Os Mascarados
18h / 20h - DJ Riffs
20h / 22h - Aloísio Menezes
terça, dia 16
18h/20h - DJ Sankofa
20h/22h - Lucas Santana
22h/00h - Ava Rocha
00h/02h - Baiana system
02h/04h - Arto Lindsay