O Centro Histórico de Salvador (CHS) será palco mais uma vez de uma mistura de ritmos, sons e manifestações culturais no Carnaval do Pelourinho 2010. Na noite de domingo (14), às 21h30, a Praça Tereza Batista será invadida pelo samba. A cantora Juliana Ribeiro promete agitar os foliões com seu show de verão, que mistura os shows de lançamento do seu EP e outras performances da artista.
Intérprete e pesquisadora, Juliana traz para o público o seu repertório de pesquisa composto por variações rítmicas do samba como o lundu, o batuque, jongos, macumbas e sembas angolanos. A cantora promete ainda fazer uma pequena homenagem - ou "menção", como ela prefere chamar - ao bloco Filhos de Gandhi, com o qual tem uma relação antiga. "Meu avô foi um dos fundadores do bloco", revela.
Para a cantora, o Programa Pelourinho Cultural "é um projeto parceiro dos artistas independentes dessa terra, que investe em cultura popular, como o próprio nome já diz", afirma. Ela complementa que "o Carnaval do Pelô atende a um público diverso que varia desde crianças de colo a pessoas de idade, e o que é mais importante, as pessoas se sentem seguras com o clima da não violência".
Realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia através do Programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), o Carnaval do Pelourinho acontece de 12 a 16 de fevereiro. As atrações da festa se apresentarão nas praças do Reggae, das Artes, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D'Água e nos largos do Cruzeiro de São Francisco e do Pelourinho.