Nesta sexta-feira, 05, o bloco Habeas Copos antecipa a folia e realiza o tradicional desfile pelas ruas da Barra, abrindo o carnaval de Salvador. O evento, que é realizado há 32 carnavais, deve reunir uma multidão que acompanhará o cortejo animado pela banda com mais de 100 músicos de sopro e percussão.
Este ano, o bloco homenageia a promoter Lícia Fábio, que no carnaval é responsável pela organização do Camarote de Daniela Mercury, um dos mais badalados da folia baiana. A concentração da banda acontece a partir das 19h, no Bar Habeas Copos. Às 22h, um coquetel, na Cabana da Barra, esquenta a turma que, em seguida, sairá pelo novo percurso que começa na Rua Marques de Leão, passando pela R. Miguel Burnier, R. Airosa Galvão, ganhando, enfim, a Av. Oceânica, sentido Farol da Barra.
Sobre a banda Habeas Copos
Considerada a maior banda de sopro e percussão da Barra, a banda do Habeas Copos foi uma das responsáveis pelo surgimento do Carnaval no bairro da Barra. No final dos anos 70, um jovem idealista abriu o bar Habeas Copos, na Rua Marques de Leão. Em pouco tempo, o local se tornou o point da boemia baiana, reunindo intelectuais, artistas, políticos, estudantes e diversos segmentos da sociedade.
Sempre com um bom violão, os freqüentadores costumavam varar as madrugadas sempre num convívio alegre e descontraído. Foi nesse contexto que Sérgio Bezerra e seus amigos fundaram a Banda e fizeram da Barra uma alternativa para um carnaval tranquilo e familiar.
Para Sérgio Bezerra, o Habeas Copos não se prende em ser um animado bloco de carnaval. "Ele transcende a música. É algo muito maior. Queremos estar sempre na vanguarda e com o foco no resgate e preservação de temas e pessoas importantes para a cultura da Bahia, que nem sempre tem os seus valores