Ainda faltam duas semanas para a maior festa popular do mundo. Mas, para garantir o brilho e a energia do Carnaval, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, já deu início à Operação Carnaval 2010: projeto da concessionária que reúne todas as ações para assegurar o fornecimento de energia ao longo dos sete dias de folia de Salvador. Neste ano, serão investidos R$ 905 mil no conjunto de medidas que inclui manutenção preventiva, melhoramentos na rede, esquema especial de atendimento e cartilha de serviços.
Até o início da folia, terão sido podadas 3,9 mil árvores e realizados serviços de manutenção preventiva com técnica de linha viva em mais de 230 km de rede. Para garantir o suprimento de energia às cargas adicionais dos circuitos do carnaval, a Coelba instalou 111 novos transformadores, implantou 130 postes e construiu cerca de 11 km de rede. Além disso, a empresa montou um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência. Serão 319 funcionários trabalhando em locais estratégicos.
A concessionária também é responsável pela instalação de novas cargas e ligações de barracas, palcos e camarotes. A expectativa é que sejam realizadas 530 ligações. Mas quem quiser solicitar ligações deve ficar atento: A partir do dia 10 de fevereiro os pedidos só poderão ser feitos junto às equipes da concessionária no circuito do carnaval. No caso de camarotes e palcos, a solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 72h.
Outra medida da Operação é a nova edição da Cartilha do Carnaval 2010. A publicação foi desenvolvida principalmente para quem está envolvido na preparação da festa com informações, telefones úteis e dicas sobre prevenção de acidentes. A Cartilha estará disponível na página da empresa na Internet (http://www.coelba.com.br/) a partir do próximo dia 02 de fevereiro.
Atenta ainda à segurança das pessoas que trabalham em trios elétricos, a Coelba informará, por meio de carta, aos blocos e trios sobre a altura regulamentar máxima dos veículos em relação à rede elétrica, que deve ser de 4,5m. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, a distância mínima de segurança é de 1,50 m entre a rede e o veículo. O descumprimento das medidas estabelecidas pode causar acidentes. Em caso de dúvidas, o call center da Coelba está disponível 24 horas: 0800 071 0800.