A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) vai executar um plano de ações durante o Carnaval de Salvador em 2010. Dentre as atividades, estão o atendimento, em regime de 24 horas, a 80 crianças entre zero a 12 anos, filhos de trabalhadores ambulantes da festa.
Também serão executadas campanhas contra o trabalho infantil e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, serão entregues informativos na Rodoviária de Salvador, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Ferry Boat e rede hoteleira, com a finalidade de alcançar diretamente os turistas.
A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) também marcará presença na folia. Vários agentes estarão nas ruas, em jornadas diárias de doze horas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar incidentes durante a festividade e garantir a segurança dos foliões.
Já a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) terá plantões especiais. Neste carnaval, o Pronto Atendimento (PA) da Fundac funcionará em regime especial, de 07 às 19h, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAA), na Avenida Bonocô.
Depois de passar pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e pela Promotoria da Infância e Juventude de Salvador, os jovens apreendidos cometendo ato infracional serão assistidos por uma equipe especializada do pronto atendimento, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores e técnicos de enfermagem.
Assim como o PA, a DAI, a Promotoria da Infância e Juventude do Estado, Delegacia Especializada para Repressão de Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) e a 2ª Vara da Infância e Juventude também integram o CIAA.