Shows

SESSÃO ESPECIAL COMEMORA 15 ANOS DO BLOCO DE SAMBA ALERTA GERAL

vide
| 24/12/2009 às 12:25
Direção do Alerta e vereadora Olívia Santana (PCdoB)
Foto: mf

Terminou em samba a última sessão deste ano na Câmara Municipal do Salvador. Os 15 anos do Bloco Alerta Geral foram comemorados em sessão solene requerida pela vereadora Olívia Santana (PCdoB) e realizada na noite de sexta-feira (23), no Plenário Cosme de Farias.


A musicalidade marcou o evento. Além da apresentação do cantor e compositor Nelson Rufino, o Coral Alegria de Viver também se contagiou na sessão. No encerramento, todos os músicos presentes no plenário se uniram para festejar o samba e fazer a festa com muito samba no pé.


A autora da iniciativa, Olívia Santana, destacou a importância da celebração do bloco debutante. "É um momento muito especial de coroamento do Alerta Geral, que está saindo da puberdade e entrando na adolescência. 15 anos é uma idade de transformações e de novos tempos", declarou.


Sambistas e autoridades que lutam em benefício da cultura popular brasileira fizeram parte da mesa. Além de Olívia Santana, que presidiu os trabalhos, e Nelson Rufino; o vereador Moisés Rocha (PT); o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli; os diretores do Alerta Geral, José Luis Lopes (Zé Arerê), Guilherme Simões e Jorge Lima; o presidente da Unisamba, Vadinho França; a dama do samba, Gal Ribeiro; e o empresário Evaristo Fernandes.


Fora do plenário, as dependências do Paço Municipal estavam coloridas com as cores azul e branco do Bloco Alerta Geral. As fotos de recordações do bloco ajudaram a compreender a história de uma das entidades de samba mais importantes do país.


História


O bloco surgiu advindo do antigo Alerta Mocidade, bloco de samba que desfilava na década de 80, e despontou no carnaval baiano com o objetivo de fortalecer o ritmo musical mais genuíno do Brasil.


Fizeram ou ainda fazem parte do Alerta Geral artistas que constituem ‘a nata' do samba nacional. Dudu Nobre, Edil Pacheco, Zé Luis, Jorge Aragão, Délcio Luiz, Fundo de Quintal, são nomes com passagens destacadas pelo grupo.