Os dez projetos selecionados irão realizar apresentações musicais em ensaios pré e/ou pós carnavalescos, nas Praças do Pelourinho, e no carnaval de Salvador em 2010. Cada projeto receberá o valor de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), que deverá contar com um número mínimo três artistas ou banda. "Com isso, pretendemos promover a diversidade artística no Carnaval e oferecer à população um espaço de diálogo entre formatos tradicionais e inovadores dentro da festa e agora também na prévia", afirma o coordenador de ações da Secult-BA para o Carnaval, Edivaldo Bolagi.
Os projetos terão uma apresentação única nos ensaios, realizados nas Praças Tereza Batista ou Pedro Arcanjo (Pelourinho) no mês de fevereiro de 2010, e uma única no desfile no Carnaval. Os horários e circuito (Dodô ou Osmar) já foram assegurados pelo Conselho Municipal do Carnaval: à tarde 16 e 18 horas, e a noite, 20 e 22 horas. Os horários e circuito de cada grupo de artistas ou bandas serão definidos através de sorteio público, com presença de membros da SECULT e dos proponentes dos 10 (dez) projetos selecionados.
"Cada proponente poderá inscrever até dois projetos, desde que representando propostas diferentes", explica o coordenador de ações da Secult-BA para o Carnaval, Edivaldo Bolagi. Os critérios de seleção definidos pela secretaria envolvem pontuações, que levam em conta a notoriedade dos artistas, a presença de novos talentos, a quantidade de artistas envolvidos no projeto, entre outros. "Os projetos também serão julgados pelo conceito da proposta, pela contribuição para a diversidade e pela pertinência da proposta no contexto da festa", ressalta Bolagi.
O resultado dos dez projetos selecionados e suplentes em ordem de classificação será publicado no Diário Oficial do Estado e no site http://www.cultura.ba.gov.br/. O texto completo do chamamento público e os formulários de inscrição e seus anexos podem baixados no site da Secult-BA.