Shows

VEJA O QUE FUNCIONA NO PELÔ. IMPRIMA ESTA MATÉRIA E LEVE NO BOLSO.

vide
| 19/02/2009 às 19:26
  O folião que for curtir o Carnaval no Pelourinho (Circuito Batatinha/Pelourinho contará com diversos serviços à sua disposição durante todos os dia da festa. A equipe de infra-estrutura do Pelourinho Cultural, responsável pela coordenação, produção técnica, produção das atrações itinerantes de ruas, iluminação, serviços gerais e apoios, é composta por cerca de 100 pessoas.


Comércio


Diversos bares e restaurantes funcionarão até a madrugada para atender a demanda. Segundo o presidente da Associação de Comerciantes do Pelourinho (Acopelô), Marcos Libânio, as lojas de souvenirs abrirão a partir das 8h e funcionam sem limite de horário.


Igrejas e Museus


Todas as igrejas localizadas no circuito estarão fechadas, reabrindo somente na quarta-feira de cinzas. O mesmo vale para os museus administrados pelo Ipac: Centro Cultural Solar Ferrão, que abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e a Coleção de Arte Africana Claudio Masela;  o Museu Temporal e o Museu Udo Knoff.


Turismo


O Posto de Atendimento ao Turista, localizado à Rua das Laranjeiras, 2, no Terreiro de Jesus, irá funcionar todos os dias das 9h às 21h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (71) 3321-2463.


Tráfego


O público que optar por ir de carro ao Pelourinho não encontrará dificuldades para estacionar. Três estacionamentos privados funcionarão 24 horas. Dois deles - Well Park e 14 M -  possuem entrada pela Baixa dos Sapateiros, enquanto o Multipark pode ser acessado pela Rua Inácio Acioly. Vale lembrar que a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) colocará barreiras fixas de trânsito na Rua Saldanha da Gama, na Ladeira da Praça. Nesse caso, o acesso se dará somente pela Rua J. J. Seabra, na Baixa dos Sapateiros. Moradores, veículos de emergência e de imprensa devidamente identificados poderão passar por barreiras móveis localizadas em alguns pontos do Centro Histórico e da Baixa dos Sapateiros.


Dinheiro


O Pelourinho também conta com diversos caixas eletrônicos para quem precisar realizar saques em dinheiro. O quiosque do Banco do Brasil está localizado no Cruzeiro de São Francisco; o do Itaú, ao lado do Largo Quincas Berro D'Água; o do Bradesco, próximo ao Largo Tereza Batista; e Banco 24 horas, no Restaurante Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus.


Segurança


Outro traço forte presente no Carnaval do Pelourinho é a segurança oferecida aos foliões. Em 2008, segundo informações da Polícia Militar, não houve registros de ocorrências graves no Centro Histórico. Para garantir novamente a tranqüilidade da festa, o 18º Batalhão da PM contará com um efetivo de 450 policiais, comandados pelo Capitão Marco José, coordenador de Planejamento Operacional do Batalhão. Sua equipe atuará em sincronia com as polícias montada e motorizada e com o Esquadrão Águia (motociclistas), a Rondesp (Rondas Especiais) e o Corpo de Bombeiros, que terá 80 profissionais por dia no local. Os postos policiais localizam-se na Casa do Benin e na Rua Chile.


Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, irá instalar um posto médico na Faculdade de Medicina, com leitos para atendimentos simples e de urgência e emergência. "O paciente poderá ser transferido para outras unidades, se necessário. Teremos ambulâncias para promover o deslocamento", afirma Paulo Galdino, subcoordenador administrativo da SMS. Já a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, colocará nas ruas campanhas educativas para a prevenção de DST's.


Pelourinho limpo

A limpeza do circuito e suas vias de acesso será realizada pela LIMPURB, cuja equipe atuará antes e após o período de carnaval. Durante a festa, 16 integrantes da Brigada de Limpeza do Pelourinho Cultural farão a coleta de garrafas e latas, em parceria com a Vega Engenharia Ambiental, serviço inaugurado com sucesso em 2008.

Realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia através do Programa Pelourinho Cultural, do IPAC, o Carnaval do Pelourinho acontece de 20 a 24 de fevereiro. Com investimentos de um milhão e oitenta e um mil reais, a festa terá mais de 80 atrações, distribuídas nas praças do Reggae, das Artes, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D'Água, além dos Largos do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco.

Outras informações sobre o 'Carnaval do Pelô' e programação completa das ações da Secretaria de Cultura da Bahia durante a folia podem ser conferidas no site www.carnaval.ba.gov.br/. O IPAC também disponibilizou no site um mapa geral do Pelourinho com indicação de posto de saúde, bombeiros, polícia militar, informações turísticas, delegacia, bancos, entre outros serviços, além dos largos onde acontecem shows. Para fazer contato com o posto de apoio à Imprensa no Pelourinho, ligue (71) 3117-1509 e 3117-1508.