Shows

MÚSICO ARGENTINO RAMIRO MUSOTTO NO CIRCUITO BARRA-ONDINA

Vide
| 17/02/2009 às 07:28
  No sábado de carnaval, dia 21 de fevereiro, o circuito Barra-Ondina contará com trio, sem cordas, comandado pelo músico e percussionista Ramiro Musotto. Integrado no projeto "Carnaval Pipoca", da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o músico pretende levar para o carnaval a sua orquestra Afrosudaka, formada por 17 percussionistas, e convidados como Nikima & Baiana System.


 Natural da Argentina e morando em Salvador desde 1984, Ramiro tem se destacado como percussionista, programador de bases eletrônicas e produtor musical de grandes artistas da música brasileira. Essa sua formação musical será levado ao trio, com saída programada para às 20h, que, juntamente com a Afrosudaka, utilizará instrumentos de percussão dos blocos afro e trios elétricos para celebrar gêneros tradicionais como o Ijexá, a capoeira, o samba duro, o samba-reagge, o frevo e, também, criações e adaptações de Ramiro para drum'n'bass, funk e ritmos caribenhos, sem perder o sotaque da percussão carnavalesca baiana.


A participação de Ramiro Musotto no circuito da folia irá promover, segundo o diretor musical da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Edvaldo Bogali, uma renovação musical e apresentará novos caminhos para diversificação e ampliação do carnaval de Salvador.



Sobre Ramiro Musotto


Em Salvador desde 1984, Ramiro participou de gravações históricas com Margareth Menezes, Gerônimo e Daniela Mercury, contribuindo para a formatação da música pop da Bahia como ela  é conhecida hoje. Em 2004, Ramiro lançou o show SUDAKA, que alcançou grande sucesso de público e crítica em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Japão , Espanha e  Argentina. Em Salvador já se apresentou na Mostra Pan-Africana (Solar da Unhão), VI e VII Mercado Cultural, SESC Pelourinho, Casarão Sta Luzia e Festival de Musica Instrumental.


Musotto já produziu artistas como Zeca Baleiro,  Daniela Mercury, Lucas Santtana e a banda Scambo. Como percussionista e programador de bases eletrônicas gravou e tocou com Paralamas, Martinho da Vila, Lulu Santos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marisa Monte, Jorge Drexler, entre outros. Ramiro fez parte do trio acústico do DVD/CD de Lenine, "Lenine In Cité", gravado ao vivo em Paris e ganhador dos prêmios TIM e Grammy Latino. Nos carnavais de 2005 e 2006, foi  convidado  da Daniela Mercury pra fazer experiências ao vivo com berimbau, computador e também com seu próprio grupo de percussão chamado Afrosudaka.


Seus trabalhos discográficos SUDAKA (CD) e SUDAKA ao VIVO (DVD e CD), foram lançados no Brasil  na Argentina, no Japão, EUA e França, sempre com ótimas críticas da imprensa especializada como Village Voice, Esquire, Revista Bravo e Veja. Em novembro de 2006, Ramiro lançou na Argentina sua terceira obra, chamado CIVILIZACAO & BARBARYE. Com participações especiais de Chico César e Arto Lindsay , o disco foi consagrado entre os dez melhores do ano pelo Jornal La Nacion , de Buenos Aires.