A sugestáo do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, é que cidade tenha um dos maiores carnavais de todos os tempos. Outra determinação é o resgate das tradições populares, com o "Cortejo Folia Cultural", o primeiro carnaval cultural da cidade, presença expressiva dos artistas locais na programação e espaço especial para os públicos infantil e da melhor idade.
A participação de blocos tradicionais como o Casados I...Responsáveis, Maria Rosa e Dezcasados, além de bandas regionais e as filarmônicas de Itabuna e Ilhéus está garantida e promete agitar o público na lavagem do Beco do Fuxico a partir das 18 horas da quinta-feira, dia 5, onde o prefeito Capitão Azevedo entregará às chaves da cidade ao Rei Momo.
Como forma de valorizar e ampliar a oportunidade para a prata da casa, o prefeito fez questão de priorizar a participação dos artistas locais que vão garantir a alegria durante os quatro dias de folia. São ao todo 45 atrações locais entre bandas e músicos, cada um com seus ritmos variados que vão do axé , passando pelo samba, reggae, até arrocha.
Entre as atrações locais estão: Armstrong, um dos mais antigos, respeitados e conhecidos músicos das noites grapiúnas. Ele se apresentará com sua banda e garantirá ritmos que vão do axé ao pop. Outra atração que vai passar pela avenida é a Jamaica Rooths, uma banda de reeggae fundada há nove anos e também já conhecida e aplaudida pelo público regional.
Nomes como Lordão, Vera Cruz, Ely Marques, Pagodance, Pelagem Nova, Descarga Elétrica, Veruel, Mister Kuka, Juliane Ramos, Marcionílio e Sambarka estão entre as atrações locais. Cada uma fará uma única apresentação em dias alternados (veja a programação no site www.itabunafolia.com.br).