O rótulo ecológico Bandeira Azul é um atestado mundial que se dá a praias e marinas que possuem um conjunto de requisitos como gestão e educação ambiental, serviços e infra-estrutura, segurança e qualidade da água. O certificado é organizado pela FEE - Fundação para a Educação Ambiental - organização independente e sem fins lucrativos, constituída por grupos de 48 países na Europa, África, Oceania, Ásia e América.
"É uma iniciativa maravilhosa. Praia do Forte não deixa a desejar a nenhuma outra praia de nível internacional, há muito ela já oferece beleza natural e serviços de qualidade. Esta premiação só vem agregar ainda mais o nosso trabalho", afirma Rosa Clara Brandão, empresária do grupo Hotel Vila dos Corais e da Pousada Sobrado da Vila, no município de Mata de São João. "Me sinto responsável por ser uma empresa parceira do evento que, além de hospedar a comissão organizadora, irá participar e influenciar positivamente as decisões", completa.
O Programa Bandeira Azul começou em 1987 com o apoio da União Européia e hoje integra 38 países que representam todos os continentes. Na América do Sul, o Chile e, desde 2005, o Brasil fazem parte da rede internacional de 44 países que compõem a FEE. O Instituto Ambiental Ratones (IAR), ONG sediada em Florianópolis, é o representante nacional do programa.